Biotipo
Familia:Lentibulariaceae
Origem:os 5 continentes
Tipo Armadilha:activo
Dimensão:de 10cm a 1m
Temp:20-30ºC (Verão) 2-10ºC(inverno)
Substracto: água (um pouco ácida)
Luz:Meia luz
Humidade:100%
Dificuldade:Fácil (conhecimentos em aquariofilia)
Existem algumas espécies terrestres, mas na sua grande maioria esta planta carnivora é aquática ou semi-aquática.
O nome utricularia vem do latim utriculus, pequena garrafa. As utricularias aquaticas são semelhantes a uma massa de filamentosa que pode atingir vários metros. Com folha filiformes onde dispõe as armadilhas. No Inverno a planta para o seu crescimento e passa à forma de hibernagem, um espécies de tubérculo que lhe permite resistir ao frio.
Como captura as presas
Esta é a planta mais "rápida" de todas. Dispõe de várias armadilhas em forma de bolhas. Estas "bolhas" ovais de 2 a 4mm, translúcidas estão fechadas por um mecanismo engenhoso.
Com dois pelos sensíveis ao toque, a planta aspira qualquer inserto (larva de mosquito por exemplo) se este tocar nos pelos.
O interior da bolha esta em vácuo, quando o insecto toca no pelo e a planta faz abrir a bolha, o insecto é brutalmente aspirado, com uma incrível rapidez. A bolha é fechada novamente e a planta digere a presa. Depois de 1 a 2 dias (algumas plantas conseguem digerir em algumas horas), a planta cria novamente vácuo e a armadilha está de novo pronta.
As plantas em cultura apresentam um floração espectacular, uma das carnivoras mais bonitas, comparável à pinguicula. Muitas vezes cultivada pela sua beleza, sobretudo as semi-aquáticas ou terrestres.
Sem comentários:
Enviar um comentário