PLANTAS DE CASA

Formas na versão do utilizador de observar e cuidar de plantas de interior.

Diversos assuntos serão abordados neste blogue destinado a todos os que gostam de plantas e que somente possuem uma pequena varanda ou o espaço interno da casa para as colocar.

De uma forma simples, irei revelando pequenas dicas e conselhos sobre como desfrutar melhor das mesmas pela auto experiencia e observação de resultados de outras pessoas que jamais compraram um livro de plantas ou de jardinagem.

Por todo este blogue é possivel tambem encontrar outros textos relacionados com plantas e links direcionados a outras paginas de grande interesse sobre este assunto, visita-os para informações adicionais!...




EEem.

.
.

11/09/07

BONSAI - A ARVORE MINIATURA

O BONSAI é uma arvore em miniatura e como tal assim deve ser tratada...

Não deve ser colocada no interior das casas e só em condições muito especiais poderá sobreviver dentro das mesmas.

Em geral as "Bonsai" que encontramos á venda em Hipermercados ou vulgares floristas, estão preparadas para uma sentença que poderá durar uma estação, acabando muitas delas por morrer ali mesmo no local de venda... Por este motivo e não só, não aconselho a sua compra como planta de casa porque efectivamente não é uma planta de casa, no entanto numa varanda aberta e com colocação norte no verão e sul com devida proteção no inverno, poderá dar frutos positivos durante largos anos.

Casos em que não seja possivel recorrer a esta exposição norte/sul, devemos ter em conta que quando colocada a sul no verão a arvore BONSAI se desidrata mais rapidamente e nunca deve estar exposta ao sol pleno mas protegida por alguma sombra que não lhe retire a luz. Colocada a norte alguns minutos de sol direto não farão mal algum, pelo contrario...

Para podermos tentar perceber onde está o norte e o sul nas nossas casas, basta ter atenção onde nasce o sol e será desse lado que encontraremos o norte, por volta do meio dia o sol estará já alto e a caminho do sul, por segurança teremos em conta essa hora como sul.

Agua de nascente á temperatura ambiente será o ideal para a rega no entanto é possivel a utilização de agua de torneira desde que seja recolhida na vespera e tenha tempo de repouso para poder libertar parte do cloro que tão prejudicial é á arvore BONSAI tendo no entanto cuidado de nunca deixar secar o torrão de terra e nunca o encharcar demasiado.

Sou adepto de não regar esporadicamente e em grande quantidade mas de todos os dias no verão colocar agua mas em pouquissima quantidade, tambem no verão as pulverizações de agua na mesma condição de rega (á temperatura ambiente) sobre as folhas devem ser frequentes.

Nunca regar durante o calor maximo ou quando a arvore está exposta ao sol pleno, tambem nunca regar durante as noites mais humidas pois o excesso de humidade pode provocar o aparecimento de virus e suas consequencias; a melhor altura será pela fresca da manhã onde a arvore poderá abosorver a agua e todo o excesso será eliminado ao longo do dia quente.

A arvore BONSAI não é uma planta por assim dizer, é uma arvore em miniatura e requer tratamentos basicos mas precisos, atenções e cuidados diarios não comuns ao resto das plantinhas... Ter em conta que a falha de um dia pode ser o inicio da morte da mesma mas com a atenção devida podem ser visiveis apesar de lentos os resultados para orgulho de alguns e admiração de outros.

4 comentários:

Anónimo disse...

OI MEU NOME E VALDIR, SOU DE DOURADOS/MS. A MUITO TENPO VONTADE DE CRIAR 'BONSAI', JA TENTEI DUAS VEZES , FOI A PRIMEIRA FOI COM MANGA LOGO QUANDO ERA TEMPO DA SUA FRUTA,AS SEMENTES Q CAIRAO E BROTAM SOZINHAS, ENTÃO, TRANSFIRI PRA UM VASO DUROU APENAS TRES MESES,SECARAM.
O QUE DEVO FAZER? ALGUEM AI PODE ME INSTRUIR EM COMO CULTIVALAS?.se puderem estarei esperando muito contente!VOU ENDEREÇO ELETRONICO;VAVACHOCK@HOTMAIL.COM
OBRIGADO!

PLANTAS DE CASA disse...

PARA VAVACHOCK...

Obrigado pelo teu comentario.
Tem que se ter em conta que nem todas as arvores servem para transformar em bonsai e a mangueira é uma delas.
È no entanto possivel fazer crescer uma mangueira dentro dum vaso relativamente grande e assim o conservar durante anos... Tendo em conta que na generalidade quando olhamos para uma arvore e seus grandes ramos, do outro lado, debaixo da terra existe o mesmo volume de arvore em raizes, sendo por isso muito dificil de transformar uma arvore de grande porte em uma bonsai.
A mangueira tem uma semente muito grande e nasce por isso logo muito grande tambem e aí está a maior dificuldade.
Fazer nascer e grelar a sua semente num vaso não é dificil e somente quando a planta tiver quatro ou cinco folhas se deve transplantar para outro vaso; não deve ser simplesmente arrancada da terra mas todo o bloco deve ser transplantado para não danificar as raizes.
Ter em conta que o tamanho do vaso irá decidir qual o tamanho final da arvore, geralmente ela crescerá o dobro para os lados do tamanho do vaso escolhido e respectivamente em equilirio assim atingirá a altura necessaria e possivel.
Um vaso de barro simples para que raizes e terra respirem será a melhor opção e muita luz sem sol directo tambem, juntamente com uma rega regular pode fazer crescer sem grandes complicações uma mangueira dentro dum vaso até ao tamanho de um homem, tendo em conta de quando a arvore estiver verdadeiramente apertada dentro do vaso se deve regar e alimentar um pouco mais, pensando se se quer deixar crescer mudando-a para um vaso maior ou mesmo para o jardim ou manter desse tamanho deixando-a no mesmo vaso.
Ter em conta que apesar de os vasos de barro serem muito mais beneficos para as plantas e suas raizes, precisam de mais regas que os de plastico que não permitem as trocas de ar e por isso muitas vezes criam condições beneficas para doenças das raizes das plantas, somente plantas de grande humidade e gulosas de agua preferem esses vasos.
Uma poda controlada irá manter os rebentos da arvore controlados e o crescimento das raizes tambem...
Sou adepto de que todos os transplantes de arvores e plantas se deve fazer ao anoitecer, pois sendo este um processo de grande vunerabilidade para as plantas, elas ficarão mais protegidas pelo fresco da noite.
Espero ter ajudado...

nessa disse...

poxa!eu sempre quis um bonsai de arvore frutifera para ter em casa,mas são tão caras, mas um dia terei um e espero que não morra,se puderem me ajudar a conseguir um, eu agradeço!

Anónimo disse...

Nessa, comprei bonsai de arvore furtifera por 5 reais num estado inicial de 3 anos. Ou seja, sem dramas...
Era da cooperativa holambra, comprei na Barra da Tijuca.