PLANTAS DE CASA

Formas na versão do utilizador de observar e cuidar de plantas de interior.

Diversos assuntos serão abordados neste blogue destinado a todos os que gostam de plantas e que somente possuem uma pequena varanda ou o espaço interno da casa para as colocar.

De uma forma simples, irei revelando pequenas dicas e conselhos sobre como desfrutar melhor das mesmas pela auto experiencia e observação de resultados de outras pessoas que jamais compraram um livro de plantas ou de jardinagem.

Por todo este blogue é possivel tambem encontrar outros textos relacionados com plantas e links direcionados a outras paginas de grande interesse sobre este assunto, visita-os para informações adicionais!...




EEem.

.
.

02/02/09

MORANGUEIRO

Em Dezembro de 2008, num passeio pelo campo, descobri num jardim semi abandonado, um vaso de morangueiros...
As plantas estavam ressequidas pelo frio mas cheias de estolhos que pendiam do mesmo sem chegar ao chão e que decidi recolher. Eram "mudas" pequenas, de folhas asperas e grossas e com raizes embrionárias que imaginei crescerem e desenvolverem-se normalmente assim que as colocasse na terra.
Nunca tinha tido morangueiros em vaso, eu nem sabia muito bem quais as regras de cultivo, mas decidi arriscar e lá transportei 5 pezinhos de morangueiro em direcção a Lisboa.

Já em casa, procurei informações na net sobre a sua plantação e cuidado, mas nada encontrei como registo domiciliario amador. Apenas empresas de grande produção forneciam alguma informação, informação essa que a mim pouco dizia, pois não era meu objectivo comercializar os possíveis poucos morangos que dali nascessem ou sequer iniciar uma agricultura futura com base em cinco plantinhas que nem sabia se vingariam.

Um pouco desiludido com a minha infrutifera busca, decidi arriscar, lembrando-me de algumas plantas que se reproduzem tambem desta forma como a violeta ou a saxifraga e de vaso pronto lá as plantei todas com cuidado, procedendo depois á sua rega e esperando que tudo corresse bem.

Durante uma semana, as plantinhas nem se "mexeram" nem deram sinais de vida, muito antes pelo contrario. Achei-as moles e sempre de folhas caidas, acreditando mesmo que não iriam vingar... Era inverno, fazia dias muito frios e noites aterradoramente frias, provavelmente este ambiente exterior tão gelido não lhes iria permitir o produzir raizes ou desemvolver as pouquinhas e encolhidas já existentes. Deixei ficar, pois vendo bem as coisas a planta mãe e seus estolhos estavam na rua e usufruiam das mesmas condições que estas. Esperei...

Com duas semanas e a pouco e pouco as plantinhas lá começaram a dar sinas de vida e mal ou bem lá se colocavam direitas, mas o descanço total surgiu quando assisti ás primeiras folhinhas que tentavam emergir no meio das outras, achei que estavam finalmente pegadas e continuei a esperar... Esperei até ao dia de hoje em que decido apresentar este post sobre elas que não contem informação de cultivo algum mas que funcionará como um diario das mesmas para que se saiba se definitivamente elas decidem viver e dar frutos ou não.

Qualquer alteração ás mesmas será aqui descrito, até lá, resta-me desejar que vinguem e me surpreendam.

Dos inumeros sites e blogues que visitei na busca de informação sobre morangueiros, este que aqui deixo o link, foi o que me pareceu mais completo e de facil consulta.
O link abre numa pagina cheia de direcções onde as informações estão devidamente organizadas.


http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/StarTreeSP/Morango/SistemaProducaoMorango/SistemaProducaoMorango.html

1 comentário:

Seagul disse...

Olá
Passei por aqui em busca de morangueiros e seu cultivo em casa e gostaria de saber como estão os morangos silvestres.
Angel