PLANTAS DE CASA

Formas na versão do utilizador de observar e cuidar de plantas de interior.

Diversos assuntos serão abordados neste blogue destinado a todos os que gostam de plantas e que somente possuem uma pequena varanda ou o espaço interno da casa para as colocar.

De uma forma simples, irei revelando pequenas dicas e conselhos sobre como desfrutar melhor das mesmas pela auto experiencia e observação de resultados de outras pessoas que jamais compraram um livro de plantas ou de jardinagem.

Por todo este blogue é possivel tambem encontrar outros textos relacionados com plantas e links direcionados a outras paginas de grande interesse sobre este assunto, visita-os para informações adicionais!...




EEem.

.
.

25/07/11

ESPINAFRES

Reconhecida como uma das hortaliças mais nutritivas, é indicado para pessoas anêmicas e também ajuda a controlar a pressão arterial
Texto João Mathias
Consultor Geovani Bernardo Amaro*



Os fãs do desenho animado Popeye sabem o quanto o espinafre faz bem: toda vez que vai enfrentar Brutus, o inimigo fortão, para salvar sua amada Olívia Palito, o marinheiro recorre a um punhado dessa folhagem para ganhar mais força. E não é para menos: a hortaliça é rica em ferro, vitaminas A, B1, B2, B5, C, D, E, K, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, sódio, enxofre, cloro e silício.

Por conta de todas essas propriedades, é indicado para pessoas com anemia e desnutrição, além de ajudar no combate à pressão arterial alta e cálculos renais.

Existem dois tipos de espinafre, originários de diferentes regiões. Um deles pertence à família Chenopodiaceae, é nativo do sul da Ásia e foi levado para a Europa no início do século 12. O outro, mais fácil de ser encontrado no Brasil, é da família Aizoaceae, com origem na Nova Zelândia e Austrália. É cultivado principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A hortaliça é fácil de plantar, pois não exige muito espaço (dependendo da variedade). Uma opção para locais com pequena área disponível é o uso de caixas com altura de 20 a 25 centímetros.


O cultivo da hortaliça é simples, já que não é das mais exigentes; é também rústica, com boa resistência a pragas e doenças

O espinafre também é rústico e tem resistência a muitas pragas e doenças. Contudo, lagartas e insetos são seus maiores inimigos. Eles comem as folhas ou sugam a planta. Deixar a horta sempre limpa ajuda a evitar a presença dos invasores.

O espinafre pode ser consumido em saladas, sopas, suflês, omeletes e no recheio de tortas, massas e quiches. O melhor é utilizar as hortaliças com folhas verdes uniformes, sem sinais de murchamento e pontos escuros. Como tem durabilidade baixa, o espinafre precisa ser conservado no frigorifico, onde se mantém por no máximo cinco dias, mas de preferencia deveria ser imediatamente consumido assim que é colhido.
*Engenheiro agrônomo, pesquisador da Embrapa Hortaliças, Rod. BR 060, km 9, Caixa Postal 218, CEP 70359-970, Brasília, DF, tel. (61) 3385-9000, geovani@cnph.embrapa.br

RAIO X
Plantio: o ano todo com o clima certo
Solo: leve e fértil, com textura média
Temperatura: de 17 a 20 graus
Colheita: de 60 a 80 dias após o plantio
Produção: de 4 a 6 maços por metro quadrado

MÃOS À OBRA
Clima - Regiões com temperaturas entre 17 e 20 graus são ideais para cultivar espinafre. Se o clima for mais quente, no Brasil por exemplo, o plantio é preferencialmente feito entre março e julho. O excesso de calor prejudica o crescimento da hortaliça e facilita o florescimento precoce. No entanto, há cultivares mais tolerantes, que podem ser plantadas o ano inteiro.

Cultivo - Pode ser feito por meio de sementes plantadas diretamente no solo ou em sementeiras, para depois serem transplantadas para o canteiro. A hortaliça gosta de solos leves, de textura média, férteis e adubados a partir da análise de fertilidade.

Preparo - Em um vaso é possível cultivar a planta desde que haja espaço e sol, mas em canteiros de cinco a dez metros quadrados há melhor aproveitamento para diversificar com cebolinho, salsa, couve, alface e cenoura. O cuidado básico em hortas grandes é incorporar, de quatro em quatro anos, de 100 a 150 gramas de calcário. Ponha, a cada ano, cinco quilos por metro quadrado de esterco bovino curtido, com 100 a 150 gramas por metro quadrado de adubo NPK (formulação 4-14-8).

Adubação - Na de cobertura são necessárias duas aplicações de 20 gramas por metro quadrado de sulfato de amônio ou NPK (10-0-10). A primeira deve ser realizada 30 dias e a segunda, 50 dias após a germinação.

Semeadura - Para acelerar a germinação, deixe as sementes imersas em água por 24 horas antes de serem plantadas. No plantio direto, coloque de duas a três sementes por cova, com profundidade de um a dois centímetros. O espaçamento entre covas pode mudar de acordo com a época do cultivo e variedade cultivada, entre outros fatores. As embalagens de sementes oferecem indicações preciosas sobre as variedades... Experiências na Embrapa Hortaliças obtiveram sucesso com espaços de 30 x 20 e de 30 x 30 centímetros.

Sementeira - Se esta for a opção de plantio, distribua as sementes em bandejas de isopor (esferovite) um mês antes do transplante, até que apresentem quatro ou cinco folhas.

Irrigação - Faça regas diárias de cinco litros por metro quadrado nos primeiros 40 dias. Após este período, amplie para dez litros o metro quadrado a cada dois dias até a colheita, que ocorre até 80 dias após o plantio. Corte os ramos maiores, com 35 centímetros, e que tenham cor verde-escura.

Custos - Variam segundo a tecnologia e a região. Podem ser encontradas bandejas de isopor com 128 mudas a preços que vão de 4 a 8€, com a devolução da bandeja. Na compra de sementes, o preço médio é de 0,60€ por cinco gramas. Para cobrir um hectare, são estimadas 35 gramas de sementes, porém, muitas hortas semeiam só uma vez. Após a primeira semeadura e crescimento, não são apanhadadas todas as plantas, sendo que as plantas que ficam produzem as próprias sementes que caem no solo e germinam novas mudas.


Mais informações: IAC - Instituto Agronômico de Campinas, Caixa Postal 28, CEP 13012-970, Campinas, SP, tel. (19) 3241-5188; outras orientações sobre cultivo de espinafre, entre em contato com a Emater - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do seu estado e também com os engenheiros agrônomos de prefeituras municipais
Fonte total: http://revistagloborural.globo.com/

1 comentário:

Unknown disse...

Quaisndefensivos devo usar?