PLANTAS DE CASA

Formas na versão do utilizador de observar e cuidar de plantas de interior.

Diversos assuntos serão abordados neste blogue destinado a todos os que gostam de plantas e que somente possuem uma pequena varanda ou o espaço interno da casa para as colocar.

De uma forma simples, irei revelando pequenas dicas e conselhos sobre como desfrutar melhor das mesmas pela auto experiencia e observação de resultados de outras pessoas que jamais compraram um livro de plantas ou de jardinagem.

Por todo este blogue é possivel tambem encontrar outros textos relacionados com plantas e links direcionados a outras paginas de grande interesse sobre este assunto, visita-os para informações adicionais!...




EEem.

.
.

11/09/07

AMARILIS - O PODER DE UM BOLBO

Correctamente Hippeastrum, a Amarilis produz enormes bolbos que originam flores também muito grandes e vistosas em forma de funil cuja cor varia do branco puro ao vermelho escarlate com algumas variantes matizadas.

Os bolbos podem ser adquiridos nas lojas de plantas, floristas e hipermercados e aparecem em caixas ou sacos de uma única unidade, em alguns casos também se podem adquirir já plantados e no inicio do aparecimento das flores e folhas.
Geralmente estes já plantados são os que colocamos dentro de casa num bonito "cachepot" em cima da mesa ou num canto que precise de cor extra. Não precisam de cuidados extra nesta fase podendo apenas ser regados certificando-nos de que não os deixamos com excesso de agua que poderia apodrecer o bolbo. Caso optemos por os plantar, não os devemos enterrar completamente mas só até metade ou deixando a ponta dos mesmos exposta.

Quando finaliza a floração temos um belo ramalhete de folhas longas que não devem ser cortadas pois a planta precisa delas para alimentar o bolbo e assim no ano seguinte nos voltar a surpreender com as suas magnificas flores. Nesta altura caso possível deveríamos colocar o vaso no exterior e deixar que absorva todos os raios de sol possíveis. O sol activa drasticamente a cor das flores.
Em exterior é uma planta gulosa de sol e de agua podendo deixar-se ficar todo o ano na rua e não voltando a mexer, obviamente que as regas de inverno serão unicamente para que a terra não seque por completo mas mesmo que assim seja não será por isso que ela deixará de voltar a florir no ano seguinte.

Tal como todas as plantas possuidoras de bolbo, existe a necessidade de uma fase de repouso que pode ser natural (em exterior) ou forçada (interior) mas não tem que ser assim também.
Sempre a tive dentro de casa na época de floração que dura algum tempo e depois desta colocava-a numa janela a sul e ia reduzindo ao fim de um mês normal a pouco e pouco a rega ate que acabava por deixar secar o torrão colocando-a depois num armário para a retirar depois na época seguinte quando ela própria se prepara para começar e despontar e recomeçar tudo de novo.

As flores podem ser cortadas e colocadas em jarras mas pelo seu tamanho e peso não têm uma boa colocação na mesma, no entanto devemos ter em conta que o pé não deve ser afogado em agua mas apenas na quantidade necessária e ser mudada todos os dias.
O polen que liberta pode sujar o espaço em volta e por isso algumas pessoas têm o habito de com uma tesoura cortar as pontas do mesmo, de notar que esse processo diminui a duração das flores.

Muitas vezes para se tentar uma nova cor de flor ou mesmo uma flor dobrada, pode fazer-se a polinização directa num processo muito simples de executar...
Com um pincel de maquilhagem ou mesmo com um cotonete de algodão deve retirar-se o pólen (parte masculina) da flor escolhida e colocar sobre a outra flor na parte feminina quando esta estiver pronta para o receber, geralmente este estado é indicado por alguma viscosidade na ponta da mesma, viscosidade essa que fará aderir o pólen.
Para evitar que algum insecto ou mesmo o vento fertilize inadvertidamente as flores escolhidas por nós, ás mesma devem ser retiradas os estames, as partes masculinas que produzem o pólen. Muitos produtores de Amarilis chegam inclusive a colocar um saco de plástico a isolar a flor para terem maior garantia de pureza na experiência.
Passado algum tempo a flor irá morrer e uma transformação acontecerá... A base de cada flor irá inchar bastante em três cápsulas que na altura certa se romperão para mostrar um interior negro, as sementes...
As sementes não são mais do que micro-bolbos embrulhados numa película negra que parece uma folha de papel.
As sementes quando totalmente maduras devem ser "lançadas" á terra  e esperar que brotem. O processo de crescimento é lento e até aparecerem as primeiras flores podem decorrer entre três e cinco anos, mas o resultado do cruzamento pode ser  surpreendente, pois existem inúmeras variedades de forma e cor que ainda não estão comercializadas e somente pertencem aos seus criadores. 
Curiosidade: esta planta também é conhecida pelo povo, com o nome de Noras e Sogras, talvez pelo facto de as flores estarem sempre opostas e de costas umas para as outras...

19 comentários:

Anónimo disse...

Ganhei uma ontem e fiquei apaixonada, é muito linda vou fazer de tudo para manter ela viva.

Anónimo disse...

Oi, que legal a sua dica. Minha amarílis floriu ontem (ganhei o vaso) e agora me ficou a dúvida: quando as flores murcharem eu a retiro do vaso e deixo secar?

PLANTAS DE CASA disse...

QUANDO AS FLORES MURCHAREM, DEVE CORTAR O PÉ QUASE RENTE AO BOLBO (DEIXANDO UMA PONTINHA DE TALO)... AS FOLHAS CONTINUARÃO VIVAS E BRILNHANTES A ACOMULAREM ENERGIA PARA O BOLBO PODER FLORIR NO ANO SEGUINTE. VOCÊ VAI ENTENDER PELA PROPRIA PLANTA QUANDO É CHEGADA A ALTURA DE ELA "DORMIR", DEIXE ENTÃO DE REGAR GRADUALMENTE ATÉ QUE NOVAMENTE ELA IMITA NOVO BROTO E INICIE O PROCESSO DE NOVO. SE O VASO TIVER UM TAMANHO CONFORTAVEL, PODE DEIXAR AÍ MESMO. QUANDO ELA "DORMIR", COLOQUE O VASO EM LOCAL MAIS ESCURO E TRAGA-A PARA A LUZ VIVA QUANDO APARECER O NOVO REBENTO.
TENDO EM CONTA QUE O BRASIL TEM UM CLIMA MUITO PARTICULAR, ESTE CONSELHO TERÁ MESMO QUE SER ADAPTADO POR BASTANTE OBSERVAÇÃO.
BOA SORTE E OBRIGADO PELA VISITA E COMENTARIO.

Anónimo disse...

ola,meu nome é gil
eu tenho um amarilis ela ja floril 2 vezes so que ele sofreu um asidente cail da janela e quebrou o talo das flores só que depois do acidente ele não brotou mais flores so folha, com uma tentativa de salvala eu cortei deichando so o bolbo. o ambinte que ela fica e bastante iluminado isto interfere em o brotar das flores,ela ja não brota flores a um 5 meses.

Ana Citadin Johann disse...

Olá, procurando sobre Amarilis, encontrei seu post.
Moro numa casa há 3 anos, quando cheguei aqui, tinha na frente de casa, amarilis vermelhos, lindos. Ainda floriram, mas há um ano não mais.
Tenho medo de mecher e estragar o bulbo, o que posso fazer, não sei mais exatamente os lugares deles...
Ainda consegui umas sementes deles, várias, me disseram pra plantar e esperar formar bulbos e depois replantar somente em juno, foi o que fiz, mas ainda não sei se fiz certo...
Se puderes me ajudar, fico grata!

Abraços, até breve!!!

Anónimo disse...

PLANTEI UM BULBO E LOGO NASCEU UMA FLOR LINDA, MAIS ELAS DURARAM MENOS QUE UM MES, ACORDEI UM DIA E ELAS ESTAVAM MURCHAS DE 8 SO SOBRARAM UMA, PQ SERA? OQ DEVO FAZER AGORA? GRATA PELA ATENÇÃO, ADOREI SEU BLOG. sE PUDDER ME MANDE UMA RESPOSTA MARALNDD@HOTMAIL.COM

Anónimo disse...

Oi...Me chamo Elizabeth.
Comprei uma Amarilis vermelha, e ela deu flores por umas 3 vezes.
Quando a comprei ela estava com flores mais as folhagens cortadas...Então deu flores por 3 vezes como disse acima, mas agora só estão crescendo as folhas. No papel que veio pindurado nela diz que depois que parar de dar flores para cortar as folhas? e esperar até a primavera que ela tornará a florir! É isso mesmo? Como tiro sementes dela? egoliveira@inmetro.gov.br

PLANTAS DE CASA disse...

Olá Elizabeth!
Muito estranha essa informação que diz que se devem cortar as folhas da planta pois são as folhas que vão fornecer alimento ao bolbo e dar força para que no ano seguinte ele volte e florir...
Em relação ás sementes é deixar a natureza correr o seu curso normal...
Se elas estiverem na rua e poderem ser naturalmente polinizadas, no final da época as flores começarão a secar e a base das mesmas começará a inchar numa espécie de caixa de 3 gomos. Dentro dessa caixa estão as ditas sementes que não devem ser mexidas até a própria abrir e as expor.
São pretas e parecem embrulhadas de papel, no entanto contem dentro de cada uma um mini bolbo achatado que depois de colocado na terra dará uma nova planta. No entanto este processo de sementeira demora muito tempo a crescer e se fazer adulta e só ao final de 5 anos é que os bolbinhos iram dar a sua primeira flor.
Caso estejam em casa, pode com um pequeno pincel macio, tocar no polem e ir misturando entre as flores para que a fertilização se dê.
este processo é muito interessante para obter novas variedades, por exemplo, polinizar uma amarilis vermelha com uma branca e esperar depois para ver o resultado que só será possível, como acima indicado, ao fim de cinco anos.

Volte sempre
PLANTAS DE CASA

Selma disse...

Tenho um vaso com amarilis que já vei pra casa florido. Depois que as flores murcharam, ficaram só as folhas. Vendo que com o tempo as folhas também estavam murchando, já não tendo tanta firmeza, eu as cortei. Cortei tudo bem rente ao cebolão. Ano seguinte começou a nascer mas apenas folhas. após alguns meses, novamente cortei as folhas e agora, novamente tem apenas folhas nascendo.
Como fazer com que nasçam flores também?

Anónimo disse...

Olá Selma!

Quando se compra ou nos é oferecido um bolbo, ele vem tratado para florescer ou já com flor... Muitas vezes no ano seguinte ele não floresce mas depois tudo volta ao normal.

Quando se muda de vaso, ele por vezes tambem se ressente e não dá flor.

Não sei em que altura voce corta as folhas mas se calhar não o deveria fazer pois são as folhas que alimentam o bolbo e lhe dão força para florir no ano seguinte. Deixe-o sob luz forte, regue-o regularmente e esqueça-o... o tempo fará o resto.

Repare que sob o sol directo as folhas não se tornam tão compridas e têm tendencia a escurecer um pouco. O melhor sol para elas é o da manhã, coloque-as na rua onde o recebam e deixe a natureza seguir o seu caminho.

Boa sorte e volte sempre
PLANTAS DE CASA

Daiane Tarifa disse...

Boa tarde, quando vi a Amarilis foi amor a primeira vista... Já venho cultivando ela a um tempo, mas nunca fiz a polinização, gostaria de mais detalhes, como época, e como fazer a polinização corretamente. Att Daiane

jane disse...

Pode me indicar quem tem muda de mini figo para vende?
Caso saiba algopode me avisar.
janeterraecor@terra.com
ou fone 19-81707123 TIM

res. 19 32621308.
Agradeço a atençao.
att.Jane

Iara Maria disse...

Que lindo blog com todas essas borboletas voando! Amei!

Anónimo disse...

Olá, adorei sua página, nunca fui chegada a plantas, nem muito menos a flores, acho q sou uma das poucas...kkkk
De dias das Mães ganhei essa linda Amarilis vermelha, cheia de lindas flores, fiquei literalmente apaixonada. Só q como disse acima nunca tive nenhuma afinidade com plantas,,, Tenho várias dúvidas e se vc puder sana-las irei agradecer imensamente. A primeira é ela pode tomar sol da manhã, mesmo com essas lindas flores?
A outra pelo o que eu entendi daqui há alguns dias as flores irão morrer, q eu tenho q corta o talo onde ficou a flor murcha até quase aquela bolinha, é isso? E depois com isso cortado jogo fora? depois q ela perder todas as suas flores, fica só esses talos? Vi escrito sobre folhas, só q a minha n tem nenhuma é assim mesmo? Depois vi q tem q guardar ela... como assim? MUITO OBRIGADA!! AQUI LHES FALA UM LEIGA, TOTAL NO ASSUNTO! Obrigadaaa

Anónimo disse...

anonima disse
amei esta pagina tirou todas as minhas duvidas sobre esta planta eu comprei no mercado fui atraida pelas flores,elas ja estao floridas pela segunda vez e vem surgindo seis flores vermelhas lindas de morrer!!minha irmã disse que tem ela em vaso grande e ja faz seis anos que não floresce que será?

Anónimo disse...

Ganhei uma amarilis sem as folhas. O que devo fazer para minha planta não morrer, já que ela não tem as folhas para dar energia ao bulbo???

Anónimo disse...

Olá, tenho esta panta há 4 anos floriu apenas quando comprei. Recebi informações este ano para cortar as folhas e colocar o bolbo para hibernar durante o mês de agosto, assim fiz.Até o momento brotaram apenas 3 folhas e nada de brotar a haste. O que devo fazer? Fiquei encantada assim que comprei e não estou sabendo conduzir seu desenvolvimento. Todos os dias olho para ela e fico aflita!!!

Unknown disse...

Ganhei em 2013, uma amarílis que depois de dois anos e alguns meses, floriu. Mas antes, pela longa espera, troquei o vaso e a coloquei num balde velho. Justamente aí foi quando ela apresentou sinais de floração. E agora, quero colocá-la num jarro decente! Posso mexer na planta enquanto ela floresce?

Unknown disse...

Ganhei em 2013, uma amarílis que depois de dois anos e alguns meses, floriu. Mas antes, pela longa espera, troquei o vaso e a coloquei num balde velho. Justamente aí foi quando ela apresentou sinais de floração. E agora, quero colocá-la num jarro decente! Posso mexer na planta enquanto ela floresce?