PLANTAS DE CASA

Formas na versão do utilizador de observar e cuidar de plantas de interior.

Diversos assuntos serão abordados neste blogue destinado a todos os que gostam de plantas e que somente possuem uma pequena varanda ou o espaço interno da casa para as colocar.

De uma forma simples, irei revelando pequenas dicas e conselhos sobre como desfrutar melhor das mesmas pela auto experiencia e observação de resultados de outras pessoas que jamais compraram um livro de plantas ou de jardinagem.

Por todo este blogue é possivel tambem encontrar outros textos relacionados com plantas e links direcionados a outras paginas de grande interesse sobre este assunto, visita-os para informações adicionais!...




EEem.

.
.

19/09/07

ORQUIDEAS - AS DIFICEIS E EXOTICAS FLORES

Já todos nós encontramos esta e outras belas orquídeas á venda nos mais diversos sítios, acabando por as comprar e ver morrer com o tempo...

Algumas variedades são verdadeiramente difíceis de manter entre nós sem ser numa estufa, tal não é a sua necessidade de trópicos, mas também são raras de encontrar e só casas especificas as vendem a altos preços.

Salvo pequenas diferenças, os cuidados que passo a descrever são validos para a maioria das que vulgarmente encontramos á venda num hipermercado por exemplo...

De reparar que quase todas vêm acondicionadas não em terra como uma vulgar planta mas num substrato especifico para orquídeas e que pode ser adquirido no mesmo local onde se comprou a mesma. È algo parecido a casca de árvores, algum musgo seco e fios de algo vegetal ou sintético, e assim é...

De ter em conta que esse mesmo substrato nunca se deve encontrar seco havendo casos onde encontramos também pedaços pequenos de esponja húmida para que tal facto nunca aconteça.

Pessoalmente retiro todos os pedaços pois retêm a agua demasiado tempo e as orquídeas não gostam de estagnamento de águas, acabando por apodrecer na parte das raízes e consequente morte da planta. Obviamente que este processo é lento e não visível de imediato pois quando observados os primeiros sintomas já é demasiado tarde para qualquer tipo de recuperação.

Os vasos de plástico são indicadissimos pois contrariamente aos de barro não deixam que a agua se evapore lateralmente com o calor.

A colocação da orquídea dentro de casa (porque é unicamente de casa) deve seguir algumas regras, se por um lado ela fica muito bem por cima da mesa no centro da sala em grande destaque ou escondida num canto a "iluminar" um aparador da entrada, o facto é que de todo esse será o lugar ideal. Pode no entanto permanecer por aí algum tempo mas não demasiado pois a falta de luz natural fala-á morrer apesar de parecer o contrario.

Por muito que pareça estar bem, nem imaginam o quanto rápido apesar de silencioso é o seu definhar total, portanto vamos ao que realmente interessa...

Deve se colocada perto duma janela a norte e receber bastante luz mas sem sol directo que poderá queimar as folhas independentemente da grossura das mesmas.

No verão deverá todos os dias ser mergulhada em agua á temperatura ambiente que se retirou da torneira previamente no dia anterior para que parte do cloro se tenha já ido. Como mimo extremo aconselho a abrir uma garrafa de agua mineral com gaz e deixar que o mesmo se esgote totalmente guardado assim esta fonte de minerais para adubar a sua orquídea uma vez por semana e pelo mesmo processo de mergulhar o vaso (e só o vaso) totalmente em agua por cerca de cinco minutos deixando depois escorrer por completo ante de o voltar a colocar no cachepot se for o caso.

No inverno uma ou duas vezes por semana será o suficiente dependendo da humidade do local onde se encontra a orquídea, casos há em que uma vez de quinze em quinze dias será suficiente no inverno.

Caso o verão seja particularmente seco, não regar mais do que o descrito acima mas colocar um prato razoavelmente grande onde se colocara algo que não deixe o vaso tocar no prato que se encherá com agua, criando assim as condições para que a própria se evapore e humedeça lentamente a planta não a deixando ficar em ambiente seco.

De quando em vez a orquídea deve ser borrifada de agua sempre a temperatura ambiente, nas folhas dos dois lados e nos troncos. Nunca em situação alguma se devem borrifar as flores que caso aconteça acabarão por criar manchas bastante inestéticas acastanhadas.
Obviamente que ao comprar a orquidea ela tras consigo já uma ou duas astes cheias de flores tutoriadas geralmente por uma vara que não deve estar demasiado apertada.
Essa mesma aste durará imenso tempo para alem das flores e será por aí que novas flores brotarão novamente não devendo portanto nunca ser cortada ou arrancada, no entanto e caso seja necessario nunca se cortará rente mas deixando no minimo dois nós para que rebente novamente. Em todo o caso e em devidas condições no prazo de um ano mais ou menos a orquidea produzirá nova aste caso cortemos rente a anterior.
Não deve nunca ser utilizados sprays de brilho ou insectissidas, pois a planta não é muito propicia a doenças parasitas mas sim a melar pelo excesso de aguas, no entanto e no caso dum ataque de conchinilas as mesmas devem ser retiradas á mão com o uso dum cotonete e a zona lavada até não haver mais praga.
O vaso onde a planta se encontra durará bastante tempo e não será preciso o seu transplante, caso o queira fazer quem sabe para agrupar varias no mesmo vaso, o substrato e de vital importancia e deve ser igual ao que continha o inicial e acima foi descrito. Poderá acrescentar um pouquinho de terra mas nunca compactar para premitir que as raizes circulem livremente podendo no entanto ser necessario tutoriar toda a planta com varias vara de sustentação nos primeiros tempos.


Sem comentários: