PLANTAS DE CASA

Formas na versão do utilizador de observar e cuidar de plantas de interior.

Diversos assuntos serão abordados neste blogue destinado a todos os que gostam de plantas e que somente possuem uma pequena varanda ou o espaço interno da casa para as colocar.

De uma forma simples, irei revelando pequenas dicas e conselhos sobre como desfrutar melhor das mesmas pela auto experiencia e observação de resultados de outras pessoas que jamais compraram um livro de plantas ou de jardinagem.

Por todo este blogue é possivel tambem encontrar outros textos relacionados com plantas e links direcionados a outras paginas de grande interesse sobre este assunto, visita-os para informações adicionais!...




EEem.

.
.

10/02/08

AVENCAS E FETOS - O ADORNO DE FONTES

A PLANTA DA FRESCURA

A Avenca de nome científico Adiantum é um genero de aproximadamente 200 espécies de fetos da família Pteridaceae, embora alguns investigadores a coloquem no seu próprio grupo com o nome de Adiantaceae.
O nome científico, Adiantum, deriva do grego 'adiantos' que significa 'que não se molha', pois as gotas de chuva deslizam sobre as folhas da avenca, sem molhá-las.

As Avencas preferem geralmente locais ricos em humus, húmidos, e com escoamento de àgua, variando de terrenos planos a paredes de rocha. Muitas especies são conhecidas por crescerem em falésias de rocha próximo de cascatas e zonas com escoamento de àguas.
A maior diversidade de espécies encontra-se nos Andes - América do Sul. Também existe muita diversidade na Asia com cerca de 40 espécies na China.

De aparencia fragil esta plantinha da familia dos fetos é bem mais resistente que os seus congeneres...
Sombra e muita humidade fazem dela o luxo que a fotografia mostra. Deve ser colocada num vaso que esteja em permanente contacto com agua mas que nunca deve ser estagnada e apesar das suas folhas não agarrarem as gotas deve ser pulverizada com agua á temperatura ambiente todos os dias dos dois lados das folhas. No inverno o prato ou taça onde se colocou a agua deve ser retirado e a mesma deve somente ser regada dia sim dia não e certeficar-mo-nos de que escorreu toda a agua do vaso pelo orificio do mesmo.


Colocada numa janela a norte ou a sul deve ter luz bastante mas sempre sem apanhar sol direto o que lhe queimaria as folhas e nunca mais recuperaria...

A terra deve ser leve mas dá-se em quase todas tirando as barrentas que são muito pesadas e compactas para as suas raizes.
Transplanta-se sem grandes dificuldades nos meses de calor por divisão dos rizomas que devem ter á volta de 4 pés cada um.
É uma planta que beneficia bastante de grupo ou seja, dá-se melhor se estiver com outras plantas ao lado do que completamente sozinha pois o factor umidade prevalece assim em melhores condições.
vasos de barro são preferiveis aos de plastico que não premitem as trocas de oxigenio ao nivel das raizes, pois não podemos esquecer que esta planta é uma das que nasce bravia em volta de fontes e poços de agua.


COMPLEMENTO DOS ARRANJOS FLORAIS

O texto escrito para as avencas é valido para os fetos pois são da mesma familia e preferem as mesmas condições de tratamento, apesar de os fetos beneficiarem com alguma esposição solar mas somente da parte da manhã quando os raios de sol não são demasiado fortes.

Existem muito mais especies nos fetos do que nas avencas sendo que uns podem tombar graciosamente do vaso em maravilhosas grinaldas e por isso devem estar pendurados e outros são completamente erectos. Independentemente da sua forma todos eles gostam de agua na terra e nas folhas, ter em conta que agua com demasiado cloro faz as folhas ficarem com uma coloração amarelada e bastante feia.

Todas as especies são venenosas para os animais e em especial para os gatos que adoram mordiscar tudo ou quase tudo o que é verde. Algumas das especies que são utilizadas em arranjos de flores:
Fetos Ornamentais
Os fetos ornamentais (Rumohra adiantiformis) atingem 30 a 60 cm de altura e 12 a 24 cm de largura. As frondes são brilhantes e de cor verde escura.
Os caules são fortes e flexíveis. Os fetos ornamentais constituem uma base excelente para todo o tipo de arranjos florais. A longevidade na água pode atingir 14 dias.

Fetos Ming
Os fetos Ming (Asparagus macowanii) são grandes
ornamentais com ramagem lenhosa ligeiramente rígida coberta de pequenas folhas aciculares de cor verde. O caule é cinzento esbranquiçado. Os fetos Ming constituem uma excelente folhagem para os arranjos tropicais e são um complemento formidável para as orquídeas. A longevidade na água pode atingir de 7 a 10 dias.

Sprengeri
Os fetos sprengeri (Asparagus densiflorus) apresentam caules fortes e compridos
que suportam raminhos densos cobertos de agulhas verde claro. Um caule típico tem um comprimento de 30 a 60 cm. O sprengeri é perfeito para a confecção de grinaldas. Pode também ser usado em cascata na base de grandes arranjos. A longevidade na água pode atingir de 7 a 10 dias.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os fetob bjmkcb bvjvhkjjfds sao muito mvdhbvjcfkxbkjbvbhjcc b b z f bvnbgfb bcbscyef artab ate amanha e ate logo ugiag gryoagh ygvgjytfdjhvf.

marcia disse...

as fotos que vc postou são de samambaias do mato e não de avencas.