PLANTAS DE CASA

Formas na versão do utilizador de observar e cuidar de plantas de interior.

Diversos assuntos serão abordados neste blogue destinado a todos os que gostam de plantas e que somente possuem uma pequena varanda ou o espaço interno da casa para as colocar.

De uma forma simples, irei revelando pequenas dicas e conselhos sobre como desfrutar melhor das mesmas pela auto experiencia e observação de resultados de outras pessoas que jamais compraram um livro de plantas ou de jardinagem.

Por todo este blogue é possivel tambem encontrar outros textos relacionados com plantas e links direcionados a outras paginas de grande interesse sobre este assunto, visita-os para informações adicionais!...




EEem.

.
.

12/09/07

TULIPAS - FAMOSAS NA HOLANDA

As Tulipas são para mim dos bolbos mais dificeis de se obter bons resultados, tão belas quanto melindrosas...
Raramente se conseguem ter dentro de casa, acabando por apodrecer e nem chegarem a dar flor mas com cuidados extremos numa varanda a norte é possivel usufruir das suas belas flores que ficam lindas em jarra dentro duma sala fresca, pois têm a particularidade de abrirem com o calor e se manterem mais fechadas com o frio durando assim muito mais.

Não gostam de terra encharcada e uma mistura de terra normal um pouco arenosa (com areia) será a mais indicada.
Os bolbos devem ser colocados em vaso de barro e somente em vaso de barro, pois os de plastico acomulam demasiada humidade e acabam por apodrecer os bolbos... Enterrados sem calcar demasiado até metade de forma que as pontas fiquem visiveis, regar nesta fase bastante de forma a que toda a terra fique encharcada mas que escorra no final, calcando e acondicionando de novo os bolbos e de seguida deve-se colocar nova camada de terra completamente seca de uma forma leve e sem calcar de novo para então cobrir por completo todo o bolbo mas sem o enterrar em demasiada profundidade.
Seguidamente os vasos devem ser colocados num sitio mais ou menos fresco e onde não haja demasiada luz. Há quem os tape com sacos de plastico preto, mas comigo isso nunca resultou bem...
Aí colocados todos os dias deveremos borrifar a camada inicial de terra para que fique sempre com alguma humidade, jamais regar.
Passado algum tempo que irá variar conforme a expecie e variedade comprada, os bolbos começaram a grelar e as pontas verdes a aparecer. Nesta fase, devemos colocar o vaso num recipiente fundo cheio de agua para que essa rega seja feita por baixo e desta forma a terra não seja calcada pelo peso da agua e o vaso colocado de novo no sitio inicial (sombra total) e onde se deverá manter até se vislumbrar a primeira folha (+/- 10cm de altura) continuando com o sistema de rega pulverizada anteriror mas tendo cuidado agora para não tocar em excesso os rebentos que despontam.
Nesta fase em que a planta aparece ao mundo e já tem uma altura convidativa devemos então colocar o vaso á luz mas sem sol direto pois iria queimar os jovens e frageis rebentos deixando que cresca nestas condições o dobro do tamanho sendo que a rega á luz mas sem sol se deverá fazer agora pelo processo normal com agua á temperatura ambiente mas de forma a que nunca fique demasiado encharcada.

Quando atingido o estado de se começar a ver o botão florar a planta deve então ser colocada ao sol onde possa ter alguns minutos diarios do sol fresco da manhã sobre as folhas. È importante que assim seja para que o caule não fique demasiado fino e sem consistencia e a flor possa ganhar as cores verdadeiras. Chegados até este passo, resta-nos desfrutar do espetaculo que é ter um vaso de tulipas que como todos sabemos não estão por aí regularmente nas varandas.

Caso as queiramos recolher como flores e queiramos voltar a utilizar os bolbos para o ano seguinte, o que não aconselho pois o processo é igual, só que com a desvantagem de não haver flores pois as tulipas sem estarem em estufas proprias só florescem de dois em dois anos, será qundo o botão ainda não abriu na totalidade e caso se queira manter os bolbos o corte será cinco centimetros acima da primeira folha que nasceu, caso contrario será rente á terra para se obter o pé maximo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá...
Pra mim as Tulipas são umas das flores mais belas que existem.
Ainda não tive a ousadia de tê-las em casa, justamente pelo fato de ser uma espécie que requer muitos cuidados especiais.
Mas após ter lido tudo isso, fiquei mais ansiosa ainda, pra ter essas mágicas flores na minha casa.

Anónimo disse...

Sou apaixonada por tulipas desde pequena, tentei ter em casa, mas realmente é muito difícil, casei e fiz um bouquet de tulipas tento me contentar em tê-las nas fotos.