PLANTAS DE CASA

Formas na versão do utilizador de observar e cuidar de plantas de interior.

Diversos assuntos serão abordados neste blogue destinado a todos os que gostam de plantas e que somente possuem uma pequena varanda ou o espaço interno da casa para as colocar.

De uma forma simples, irei revelando pequenas dicas e conselhos sobre como desfrutar melhor das mesmas pela auto experiencia e observação de resultados de outras pessoas que jamais compraram um livro de plantas ou de jardinagem.

Por todo este blogue é possivel tambem encontrar outros textos relacionados com plantas e links direcionados a outras paginas de grande interesse sobre este assunto, visita-os para informações adicionais!...




EEem.

.
.

12/04/08

ANANÁS / ABACAXI

Quantos de nós já não comemos um Ananás ou o mais comum e vulgar, o Abacaxi sem nunca imaginar a planta e mais ainda, a possibilidade de a ter em casa!?

Três anos se passaram desde que plantei o meu primeiro ananás, recolhendo agora o seu fruto um pouco mais pequeno em verdade vos digo mas de igual sabor e muito mais especial por ter sido "cultivado" por mim...
(o meu abacaxi em inicio de crescimento)
Pertencendo á familia das bromelacias, existem inúmeras espécies de ananás vulgarmente conhecido por abacaxi, existe também uma variedade comercializada nas casas de plantas como de interior e que provavelmente já viu.
A minha experiencia pessoal com o Ananás inicia-se com a compra e consumo dum vulgar Abacaxi num dos muitos supermercados que os possuem para venda.

Tentei escolher um que tivesse uma boa e saudável rama (coroa) e que ao puxar pelas folhas não se desprendesse de imediato. Cortei como habitualmente o topo e a base do abacaxi mas deixei no topo um pouco mais de fruto, mais ou menos a altura dum dedo lateral. Com a coroa de folhas de pé fui cortando ao alto e desbastando cuidadosamente toda a carne em excesso, acabando por ficar somente o talo central (aquela parte dura e fibrosa que não se come), deixando depois a coroa de folhas e o talo descarnado secar sem agua alguma por mais ou menos uns seis dias (depende do tempo que estiver). Entretanto preparar um vaso com mais ou menos a largura da coroa das folhas enchendo-o com algumas pedras no fundo que ajudarão a escoar mais facilmente a água e o restante com terra não demasiado pesada para não formar bloco.

Passado o tempo de secagem, ir arrancando com os dedos e sempre de forma cuidadosa as folhas mais ressequidas na base da coroa... Reparar que entretanto se vão revelando entre as folhas pequeninas e carnudas raízes completamente agarradas á base, retirar mais uma linha de folhas na mesma continuidade e deixar novamente a planta secar mais um dia para que tenha oportunidade de cicatrizar das folhas arrancadas e não apodrecer na terra e passado todo este prévio tratamento, plantar.

É provável que a planta não se mantenha facilmente direita o que poderá ser solucionado com a colocação de três estacas enterradas nos bordos do vaso como apoio. a seguir ao plantar o vaso deve ser mergulhado em agua á temperatura normal de forma a que a agua toque no rebordo do vaso mas sem entrar nele por cima, ir repondo toda a água até se sentir a terra completamente encharcada, de seguida retirar e deixar escoar todo o excesso de agua do vaso, calcar ligeiramente a planta e a terra á volta.

No dia a seguir e restantes deve-se ir deitando alguma agua no centro das folhas que escorrerá naturalmente para a terra, e está pronto o nosso abacaxi ou ananás para crescer...

Colocado numa janela a sul, lentamente ele irá crescer e expandir-se mais ou menos um metro de diâmetro devendo manter-se regularmente regado mas nunca encharcado pois é sempre preferível um bocadinho de secura a um excesso de agua. Nos dias de maior calor poderemos facultar humidade extra pela colocação de copos de agua em volta do vaso que com a evaporação proporcionem o ambiente ou por pulverizações regulares e constantes.

Não sendo uma planta particularmente bonita e tendo a particularidade de as suas folhas serrilhas e muito pontiagudas nos poderem magoar, aconselho sempre particular cuidado e especialmente se existem animais ou crianças em casa.

O tempo passará e o abacaxi crescerá enorme para um dia nos deslumbrar com uma pequena coroa de folhas que pouco depois mostrarão a tão cobiçada bola que dará origem ao fruto e que quando tiver mais ou menos o tamanho de um punho fechado deverá ser tutorado para que se mantenha direito e não caia partindo-se devido ao excessivo peso do fruto.

A rega e as pulverizações devem continuar mas agora deve-se ter o cuidado de nunca molhar o fruto ou a sua coroa sendo inclusive muito benéfico colocar um pouco de adubo para bromelacias nas águas de rega e pulverização.
No inicio convém evitar cortar as folhas mas agora na fase do fruto elas poderão ser cortadas na diagonal pela metade e deixando nos casos extremos pelo menos a ultima linha de folhas intacta.
Quando o Ananás já nos garantiu que está pegado e a crescer pelo aparecimento de folhas novas, ele pode ser colocado na varanda ao ar livre mas no tempo mais frio ele tem sempre que voltar a casa.

Garanto-vos sucesso nesta aventura se seguirem os meus básicos conselhos e um prazer enorme quando virem todo esse esforço recompensado pelo aparecimento do fruto que apesar de demorado a aparecer e se não desistirem, aparecerá!

Duvidas?... Coloca-as em comentário que se souber, responderei.

8 comentários:

Anónimo disse...

Olá, em primeiro lugar gostava de deixar aqui um apreço e admiração pelo seu feito de facto a persistencia compensa.
Mas na verdade o meu caso é outro se há dois meses atrás me dissesem que eu estava neste site, que forte gargalhada saíria... mas de facto necessito de um SOS. na verdade separei-me recentemente e deixei morrer pra meu lamento a unica planta que ficou lá em casa de como consolo adquiri uma planta de ananás com um fruto pequeno aproximadamente 4cm de dimensão, mas o mesmo vinha com as pontas das folhas secas e as folhas das escamas igualmente secas apesar de eu rega-lo pela coroa como dizia nas instrucções as fohas agor têm aberto umas fissuras no sentido longitidinal da folha, comprei um adubo universal mas não vejo melhoras, podia-me ajudar? por favor...
1º qtas regas diarias devo efectuar?
2º será que o adubo é o correto?
3º eu tenho-o na cozinha o mesmo deve ficar no interior a apanhar sol através da janela? ou na sombra?
4º rego na coroa ou somente na base?


não queria que a minha filhota que qdo me visita com a expectativa do ananás visse o paí como falhado, que deixou morrer o unico ser vivo verde do qual sou proprietário...
aguardo ansiosamente a sua ajuda e desde já um obrigado


com os meus melhores cumprimentos


Sérgio Barbosa

Anónimo disse...

PARA SERGIO BARBOSA

Obrigado pelo comentario.
Imagino que por esta altura em que respondo o teu ananás já esteja quase moribundo, mas vamos por partes...

PONTAS DAS FOLHAS E ESCAMAS DO FRUTO SECAS - Bastante indicador de que a planta já na loja não tinha sido devidamente conservada, geralmente elas saiem de estufas para as lojas com temperaturas e humidades completamente diferentes. A visualisação de estes pontos secos é indicador de que a mesma já estava a algum tempo na loja e iniciava o seu processo de decadencia.

FISSURAS NO SENTIDO LONGITUDINAL DA FOLHA - Bastante indicador de mudanças de temperatura e má esposição solar, geralmente a planta está muito quente pelo sol e quando regada nessa altura a mudança de temperatura faz gretar as folhas em choque termico. Borrifar uma planta que está ao sol causa o mesmo efeito com a possibilidade de a queimar, pois as gotas de agua fazem efeito de lupa ao sol, bastanto alguns minutos para actuar dessa forma.

Obviamente que este processo de decadencia não é imediatamente visivel e tudo parece correr bem até ao momento que sem motivos aparentes nos damos conta do sucedido, aliás nos ananases é bastante dificil de ver os estragos pois como as suas folhas são duras torna-se mais dificil perceber.
No entanto as pontas secas são indicadores de um ambiente seco em humidade ou então demasiada movimentação em volta da planta (o que não deve ser o caso pois ela pica)
Imagino que o ananás que possuas seja o ornamental, aquele que as folhas são coloridas e que geralmente se compram nas floristas já com fruto. Forçados a frutificarem com hormonas e fertelizantes, geralmente não resistem muito em casa e muito menos na rua mas no entanto se se colocar dentro de casa onde recebam muita luz mas sem sol directo e forem colocados num prato de seixos que estará sempre cheio de agua que ao evaporar criará uma estufa semi humida em torno da planta, poderá ajudar a conservar a mesma.
Regas com agua á temperatura ambiente na terra sempre que demasiado seca e o ninho da mesma com agua tambem, ajudam, no entanto ter em conta que o ninho da planta não é o do fruto e a sua rama de coroa devem permanecer secos.
Um transplante para um vaso maior e de barro tambem poderá ser benefico, ter em conta que não se deve arrancar a planta mas mudar todo o torrão com cuidado, sendo este procedimento muito mais benefico se feito ao anoitecer.

Existe um grande numero de plantas que não decepcionam o impressionar alguem e fazem de nós jardineiros dotados mesmo sem o sermos, aos olhos dos outros.
Uma descrição detalhada do sitio onde a queres colocar e horas de luz solar directo desse sitio e eu poderei indicar qual a mais indicada para o que se pretende, adornar e impressionar...

Ter em atenção que as plantas são ser vivos e como tal, apesar de muitas pessoas se rirem desse facto, elas absorvem energias tal como nós e reagem a essas mesmas energias. Uma planta que está numa casa onde imperam as tristezas ou a solidão de sentimentos positivos nunca vingará saudavelmente. Possuir uma planta e fazer viver a mesma é muito mais do que simplesmente regar o vaso.
Espero ter ajudado...

Anónimo disse...

Olá , ao contrário do Sérgio a minha experiência com a planta tem sido positiva , mas entretanto nasceram-lhe dois rebentos , pergunto , tenho que ter algum procedimento especial ?
Um grande abraço,
Obrigado.

Anónimo disse...

Desculpe , Sérgio referia-me ao anónimo anterior ;) .

Anónimo disse...

PARA ANONIMO DE 6 DE SETEMBRO

A planta do Ananás produzirá na sua vida util um unico fruto, no entanto ela não irá morrer de imediato e produzirá rebentos que produzirão novos ananazes...
Deixar os rebentos junto á planta mãe ou não é opção pessoal, mas se queremos ter plantas individuais e de circunferencia perfeita o melhor é separalos quando já tiverem um tamanho consideravel e tratalos como plantas adultas, tendo obviamente a atenção de as manter nas mesmas condições de quando juntas á mãe.
Independentemente de os separares ou não da planta mãe, esta acabará sempre por morrer apesar de o processo não ser imediato.
Creio que se até agora tudo correu bem ao ponto de teres plantas a produzirem rebentos, nada há a recear e o tratamento a seguir com as novas deve ser o mesmo.
Parabens pelo sucesso.

Anónimo disse...

se eu plantar um ananas e ele tiver as folhas murchas tem alguma importancia??Quanto tempo demora a criar raizes??...

Unknown disse...

Quanto tempo demora a dar fruto...tenho 4 plantas de ananas em casa... estao lindas , viçosas.... ja tem 6 meses... quanto tempo mais demora .... quero fazer uma plantação de 30 no procimo verao r quero saver quanto tempo da fruto para poder organizar...

Carla Henriques disse...

Boa noite. S minha planta tem filhos. Posso replant a-Los? A planta mãe volta a dar fruto?