PLANTAS DE CASA

Formas na versão do utilizador de observar e cuidar de plantas de interior.

Diversos assuntos serão abordados neste blogue destinado a todos os que gostam de plantas e que somente possuem uma pequena varanda ou o espaço interno da casa para as colocar.

De uma forma simples, irei revelando pequenas dicas e conselhos sobre como desfrutar melhor das mesmas pela auto experiencia e observação de resultados de outras pessoas que jamais compraram um livro de plantas ou de jardinagem.

Por todo este blogue é possivel tambem encontrar outros textos relacionados com plantas e links direcionados a outras paginas de grande interesse sobre este assunto, visita-os para informações adicionais!...




EEem.

.
.

07/05/08

FLORES COMESTIVEIS

NOTA: O seguinte texto não é de minha autoria e foi retirado de
http://www.ambienteemfoco.com.br/ Délcio Costa é o seu proprietario e tinha como nota e fonte http://www.herbario.com/ No entanto alguns ajustes de texto e algumas notas de aperfeiçoamento, foram por mim incluidas aqui.

Algumas flores além de bonitas podem ser servidas em saladas como parte componente e comestível, servindo ainda como adorno para o próprio prato. São utilizadas em pratos doces e salgados, além de serem matéria-prima para geléias.

Realçando o sabor e a aparência dos pratos nos quais são utilizadas, podem ser misturadas a legumes, hortaliças, ou qualquer outro componente usual das saladas.
O hábito de comer flores é muito antigo, tendo sua origem na idade nédia. Na Europa, este hábito ainda é forte e em certos países como a França e Suíça têm real aplicação. No Brasil, o uso e o consumo de flores comestíveis em pratos finos é mais acentuado em épocas como o Natal e a festa de Ano Novo.
Como atividade agrícola, as flores comestíveis são um bom negócio, tanto na Europa quanto no Brasil e flores como a Viola tricolor, o Amor-perfeito ou a Calêndula, entre muitas outras, são produtos finos vendidos pelos produtores para restaurantes, buffets e redes de supermercados, sendo importante para o produtor firmar contratos de fornecimento com os canais de distribuição mais indicados.

Para se produzir esse tipo de flor, o cultivo adotado deve ser sempre o orgânico, isto é, sem a utilização de defensivos ou outros tipos de produtos químicos geralmente utilizados na adubação e pestização. O produtor necessita do selo de produto orgânico da Associação de Agricultura Orgânica (AAO), para que seus produtos sejam devidamente garantidos para os compradores tenham a certeza de que o produtor seguiu todas as regras que garantem a qualidade do produto orgânico em todas as suas fases de produção.
As instalações mais indicadas são estufas de telas ou de plástico, com um sistema de irrigação adequado.

Quando colhidas e para assegurar toda a sua frescura, as flores devem ser transportadas em carros especificos e refrigerados.
Se for necessário o transporte para maiores distâncias, é recomendado que este seja feito por avião em caixas de isopor como as utilizadas para as flores ornamentais ou outros sensiveis alimentos, mantendo assim a temperatura correcta por mais tempo.
Essas flores podem ser consumidas de diversas formas além das já citadas, sendo muito comum por exemplo, o uso de algumas pétalas para fazer chá, como no caso das pétalas do borago.
Em alguns casos, além de serem apenas alimento e ornamentação, podem apresentar características medicinais sendo que algumas flores são utilizadas principalmente, em chás calmantes.

Existem algumas flores que são mais conhecidas do que outras, pois já as temos na nossa mesa diariamente, como a Couve-flor, o Brócolis, a Alcachofra, os Grelos e a flor de Abóbora, conhecida popularmente em algumas regiões do Brasil como "cambuquira", figuram ainda como comestíveis o Capuchinho, a Rosa, a Begônia, a Calêndula, o Amore-perfeito, o Crisântemo, a Tulipa, a Alfazema e tambem a Cravina e a Verbena-limão entre muitissimas mais.

Já na Antiguidade o uso das flores como alimento era do conhecimento de alguns povos, como por exemplo a Althaea officinalis, da família das malváceas e conhecida pelos ingleses como marshmallow. As flores cor-de-rosa eram utilizadas em saladas e da mucilagem das raízes faziam doces, além de servir como alimento eram também utilizadas pelo seu valor laxativo.
Mais "modernamente", as senhoras inglesas do tempo da rainha Vitória serviam a seus comensais um prato sofisticado de pétalas de rosa cristalizadas - as pétalas eram cobertas com clara de ovo e um pouco de água e na hora de servir polvilhavam-nas com açúcar.
Nos dias de hoje, a rosa é oferecida em saladas, geléias e tortas que adornam com um sabor realmente especial.

Salientamos que as flores para fins comestíveis devem ser adquiridas de produtores especializados e nunca compradas em floristas, os respectivos produtores dessa flores comestiveis podem oferecer garantias de que não usam produtos agrotóxicos, pois caso contrário poderiam trazer sérios prejuízos à saúde. Lembramos ainda que flores como azaléia e bico-de-papagaio são altamente venenosas, daí não podermos usar qualquer tipo de flor como alimento.

Como curiosidade, podemos falar sobre algumas flores comestíveis das inumeras que existem:

Agave americana: planta das américas Central e do Sul, sua florescência demora entre 10 e 20 anos (antigamente acreditavam que esse tempo seria de 100 anos). Cultivada no México desde 1561, suas flores são ingeridas com tortilhas. Da seiva fermentada obtém-se o pulque, bebida da qual quando destilada, origem á tequila ou ao mescal.


Allium schoenoprasum: é a popular cebolinha, usada muitissimas vezes em salada.


Aloysia citriodora Palau ou verbena-limão: suas flores são muito usadas para recheios, aves, conservas e sobremesas, além do seu uso nos licores franceses e para aromatizar vinhos. É originária do Chile e da Argentina.


Althaea rósea: de origem chinesa, é também chamada de rosa-de-Jericó. As suas flores são grandes e com cores que podem ser branca, amarela, vermelha ou cor de vinho. Usadas em saladas e para colorir certos vinhos, escurecendo-os.


Anthemis tinctoria ou camomila amarela: vinda do sul e centro da Europa, a floração ocorre entre julho e outubro na Europa.


Anethum graveolens: conhecido também como endro ou aneto e a que os ingleses chamam de drill. As flores são usadas em picles de pepino ou de couve-flor.


Averrhoa carambola ou carambola: suas flores são usadas em saladas e seu fruto é também conhecido como "fruto-estrela" pois quando cortado transversalmente tem forma de uma estrela. Podemos fazer sumo para beber mas que tambem é bom para tirar manchas das mãos e de roupas. No Brasil foi introduzida no estado de Pernambuco em 1817 e foram os portugueses que a trouxeram da Índia mas a sua origem provável é africana. Quando de fruto verde é perfeita para fazer picles.


Bauhinia purpúrea: suas flores são grandes, a coloração é vermelha ou rósea e são usadas em saladas, especialmente as de peixe como o atum.


Borago officinalis ou borragem: as flores quando frescas, têm um tom azul e quando mais velhas passam para rosadas, a sua origem é da Ásia ou do Mediterrâneo. Usadas em saladas, formam um prato multicor e com sabor acentuado de pepino. Os antigos acreditavam que tinham um efeito mágico sobre o corpo e a mente tornando o homem alegre e feliz.


Calendula officinalis: é a popular Calêndula. As pétalas podem ser misturadas ao arroz, ao peixe, à sopa, aos queijos, iogurtes e omeletes, dando uma coloração como a do açafrão... Sendo usada também como corante de manteiga e queijo.


Crocus sativus: é o açafrão verdadeiro, uma planta caríssima pois para termos 1 quilo precisamos de 100 mil flores. Usado há séculos em molhos, arroz e aves.


Curcubita pepo Duchesne: é a conhecida abóbora. Podemos comer suas flores fritas, panadas em ovo e farinha ou ainda recheada de queijo forte e tambem em sopas, especialmente a de milho.


Dianthus cayophyllus: é conhecida como Cravina. As flores podem ser digeridas em saladas, torta de frutas, sanduíches, e ainda para aromatizar vinagres, geléias, açúcar e vinho. Quando açucaradas podem enfeitar bolos. O seu corante é muito usado em confeitaria.


Helianthus annuus ou o famoso e enorme girassol: os botões florais são cozidos e servidos como aspargos em verdadeira iguaria e suas flores em saladas. Era cultivado pelos indígenas no norte do México, há mais de 3.000 anos.


Myrtus communis: é a murta e suas pétalas podem ser usadas em salada de fruta que aromatizam de forma muito requintada.


Pelargonium capitatum ou gerânio: muito usadas em saladas as suas petalas multicoloridas.


Tabebuia heptapyla: é o ipê-rosa ou piúva. A flor cor-de-rosa é comestível e sendo planta da Mata Atlântica floresce de junho a setembro.


Tabebuia impetiginosa ou ipê-roxo: como o ipê-rosa, também suas flores são comestíveis. Floresce mais cedo, de maio a setembro e é originário tambem como o seu primo da Mata Atlântica.


Tropaealum majus: também conhecida como chagas ou capuchinho. De flores vistosas e com cores amarela e vermelha com algumas variantes de laranja, começaram a ser usadas no Oriente; flores, folhas e semente têm gosto apimentado e podem ser comidas em saladas ou cozinhadas sendo que as sementes assadas são uma iguaria.


Viola odorata: violeta verdadeira (não é a violeta-africana, encontrada nas floriculturas). Quando fresca, é usada em saladas; cristalizada é usada para decoração de bolos, pudins e sorvetes.

Como podemos ver, são muitas as variedades de flores comestíveis não podendo obviamente enumerar aqui todas e não esquecendo que cada povo tem tambem a sua cultura alimentar, sendo tambem por isso bem provável que haja muitas outras que não são de nosso conhecimento, ainda...

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado por Blog intiresny