PLANTAS DE CASA

Formas na versão do utilizador de observar e cuidar de plantas de interior.

Diversos assuntos serão abordados neste blogue destinado a todos os que gostam de plantas e que somente possuem uma pequena varanda ou o espaço interno da casa para as colocar.

De uma forma simples, irei revelando pequenas dicas e conselhos sobre como desfrutar melhor das mesmas pela auto experiencia e observação de resultados de outras pessoas que jamais compraram um livro de plantas ou de jardinagem.

Por todo este blogue é possivel tambem encontrar outros textos relacionados com plantas e links direcionados a outras paginas de grande interesse sobre este assunto, visita-os para informações adicionais!...




EEem.

.
.

03/02/09

AROMATICAS - SALSA



A salsa tem propriedades antiespasmódicas, diuréticas, anti-inflamatórias, anti-sépticas e expectorantes. Auxilia no tratamento de úlceras de estômago, bronquites e tosses catarrais, rouquidão, feridas e furúnculos. Também é indicado o bochecho para inflamações bucais com infusão. Compressas de infusão da raiz acalmam a conjuntivite aguda.
Muito potente em ferro, os antigos usavam-na para secar o leite das mulheres que amamentavam e tambem para provocar abortos.

Na falta de jardim ou horta, a salsa pode ser cultivada num pequeno vaso dentro da varanda ou da sua cozinha. Ela irá crescer abundante e você terá sempre salsa fresquinha para os seus pratos.
Não exige cuidados redobrados, apenas que a regue e a coloque perto da luz.

Existem inumeros tipos de salsa, alguns com sabor mais acentuado do que outros e tambem com maior indicação para cozinhar ou simplesmente adornar os pratos.
Nas lojas de plantas existem expositores de sementes vendidas em pacotinhos e que geralmente possuem mais do que uma variedade.
Quando comprar sementes, tenha em conta os prazos de validade das mesmas, pois não interessa gastar dinheiro em sementes velhas que provavelmente pouco germinarão.

Cultivo:
Escolha um vaso adequado, coloque terra de qualidade e regue-a pressionando levemente (não calque com força).
Quando a terra tiver toda humedecida, espalhe algumas sementes com cuidado (são pequeninas) e finalize com mais uma fina camada de terra por cima. Esta ultima camada de terra é unicamente para cubrir as sementes e não para as afundar, tenha isso em conta...
Não remexa mais e finalmente humedeça essa ultima camada de terra de forma cuidadosa para não fazer buracos ou arrastar as sementes. Se tiver um borrifador de agua, é o ideal.
E pronto, já está!...

Agora é aguardar mais ou menos uns 15 dias (sim, demoram a germinar) e quando se fizerem plantas grandes, começar a utilizar na preparação de alimentos.

Certifique-se de que a ultima camada de terra está sempre humida, mas não encharcada. A planta adulta gosta de vez em quando de ser borrifada com agua.

A Salsa tem a particularidade de poder ser semeada ao longo de todo o ano.

Nota: Caso a utilize bastante na sua culinaria, faça varios vasos com +- um mês e meio de distancia para que nunca lhe falte.
A salsa criada ao sol tem o verde e um sabor muito mais intenso.

Sem comentários: