PLANTAS DE CASA

Formas na versão do utilizador de observar e cuidar de plantas de interior.

Diversos assuntos serão abordados neste blogue destinado a todos os que gostam de plantas e que somente possuem uma pequena varanda ou o espaço interno da casa para as colocar.

De uma forma simples, irei revelando pequenas dicas e conselhos sobre como desfrutar melhor das mesmas pela auto experiencia e observação de resultados de outras pessoas que jamais compraram um livro de plantas ou de jardinagem.

Por todo este blogue é possivel tambem encontrar outros textos relacionados com plantas e links direcionados a outras paginas de grande interesse sobre este assunto, visita-os para informações adicionais!...




EEem.

.
.

03/02/09

MANGERICO - mais informações



Originário da Índia, o manjerico (Ocimum minimum) é uma planta popular no nosso país graças à utilização simbólica na altura das festas como o Santo António ou o São João, onde é vendida em vasos, um pouco por todo o lado. Chamado também de erva dos namorados, pois é oferecida por estas alturas entre pares.

Prefere solos ricos e bem drenados, pH entre 5-8 e gosta de estar numa posição em que apanhe muita luz sem no entanto receber com a luz solar directamente, pois a incidência forte pode provocar queimaduras e até a morte da planta. Pode ser cultivado em vasos, como planta de interior ou exterior, não tolerando frio muito intenso.

Pode apresentar um comportamento perene se as condições ideais forem reunidas (temperatura, ãgua, exposição), embora no nosso país assuma quase sempre um comportamento anual.

As suas folhas são comestíveis, tal como as do manjericão (ou alfádega ou basílico) (Ocimum basilicum), com o qual partilha um cheiro semelhante.

É um excelente repelente de insectos e por isso muitas vezes cultivado em floreiras próximo de janelas e portadas, reunindo 2 em 1: de manhã quando abrimos as janelas, a casa fica a cheirar lindamente e além disso existe menor probabilidade de entrarem estes convidados indesejados.

É também uma planta medicinal, sendo utilizada para o tratamento de flatulência, gripes e constipações, além de problemas digestivos.

A sua propagação faz-se por semente, na Primavera.
Experimente criar uma sementeira em caixas de plastico de ovos, onde previamente furou o fundo e colocou uma porção de terra.
Depois coloque algumas sementes e aguarde a germinação. Quando tal acontecer, retire as mais fracas e coloque o torrão de terra inteiro no vaso definitivo... Convém plantar várias plantas juntas para produzir aquele efeito de tufo redondo tão apreciado.


5 comentários:

Liliana disse...

Toninho, gostei da apresentação das suas páginas.
Pode esclarecer-me sobre se Manjerico e Manjericão são a mesma variedade de planta,apenas diferentes no tamanho da folha, ou nem isso?

PLANTAS DE CASA disse...

Olá Liliana, obrigado pela visita e comentario!
Pois é verdade. O Manjerico e o Manjericão pertencem á mesma familia e podem ser utilizados de igual, no entanto o Manjerico é muito mais aromatico.
Como curiosidade,no Manjericão, existe tambem um de folhas roxas.

Anónimo disse...

por que escreveu MANGERICO com g no título desta rubrica?

Plantas de casa disse...

Sobre Mangerico ou Manjerico...
O Acordo Ortográfico de 1945 (o mesmo que esteve na base da transformação da palavra Bemfica, com "m", em Benfica, com "n") fez a distinção entre o "g" palatal e o "j", dada a homofonia existente entre certas consoantes, resultando que a palavra mangerico, com "g" passou a ser escrita com "j". Manjerico é, portanto, a forma correcta e actual de escrever a palavra.
----
Um pouco como pharmácia e farmácia, decidi escrever a palavra de forma antiga por um certo revivalismo da mesma!

Anónimo disse...

Muito obrigada, agora já estou esclarecida, está tudo muito bem escrito e muito completo!