PLANTAS DE CASA

Formas na versão do utilizador de observar e cuidar de plantas de interior.

Diversos assuntos serão abordados neste blogue destinado a todos os que gostam de plantas e que somente possuem uma pequena varanda ou o espaço interno da casa para as colocar.

De uma forma simples, irei revelando pequenas dicas e conselhos sobre como desfrutar melhor das mesmas pela auto experiencia e observação de resultados de outras pessoas que jamais compraram um livro de plantas ou de jardinagem.

Por todo este blogue é possivel tambem encontrar outros textos relacionados com plantas e links direcionados a outras paginas de grande interesse sobre este assunto, visita-os para informações adicionais!...




EEem.

.
.

21/02/09

DIARIO DA HORTA


Há um mês atrás, decidi fazer algo que nunca tinha feito, semear uma horta em casa e tentar que as plantas crescecem...

Já no passado tinha tido este ou aquele vegetal com sucesso em vaso, mas nunca me tinha dedicado por inteiro ao seu cultivo...

A experiencia a que me proponho começa quando "roubei" uns pés de Morangueiros numa horta e os transportei para minha casa plantando-os juntamente com as flores que possuia na varanda. Inicialmente, achei que morreriam pois não davam sinais de vida mas a pouco e pouco lá arribaram e eu ganhei confiança.
Não estão grandes mas estão vivos e para mim isso já é uma vitoria.

Mudo toda a disposição da varanda e decido então que iria lançar-me na Salsa, e lá fiz uma pesquisa num Hipermercado onde comprei entre outras, sementes de Salsa normal e Salsa frisada. Colocadas as sementes de Salsa normal na terra, depois de +/- 15 dias lá apareceram muito frageis as plantinhas que passados tambem uns 15 dias emitiram aquelas folhinhas identificativas da planta.
Ainda estão no vaso onde as semeei pois não têm tamanho para transplantações.

Entretanto comprei um vaso retangular de 60cm que enchi com terra de qualidade e coloquei a germinar sementes de Tomate normal, Tomate cereja e posteriormente, Coentros e Alface.

Sim, parece um vaso demasiado pequeno para tamanha ambição e é...

As sementes de Tomate demoraram uns 15 dias a germinar, talvez o frio as impedisse de aparecer, mas por fim, lá apareceram e hoje (21/2/2009) pude constatar isso, apesar de as sementes de Tomate cereja parecerem mais "activas" no crescimento.
Já as sementes de Alface foram muito mais precoces e apesar de ainda não se ver a "cabecinha verde", é visivel que estão a tentar, imagino que amanhã (22/2/2009) ou depois, já se vejam mini plantinhas.
Os Coentros continuam quietinhos debaixo da terra...

Na embalagem das sementes vinha a indicação de quando se deveriam semear e de quando seria a sua colheita. Obviamente que nada é certo mas tentei seguir as indicações da embalagem de cada planta, estando por isso á espera dos meses seguintes para semear outras que tambem adquiri.

Vamos ver o que acontece...

1 comentário:

Anónimo disse...

Há algum tempo la q estou tentando fazer uma hortinha em casa...mas nunca consigo fazer com q as mudinhas vinguem! não desisti, mas não sei mais o q tentar!