PLANTAS DE CASA

Formas na versão do utilizador de observar e cuidar de plantas de interior.

Diversos assuntos serão abordados neste blogue destinado a todos os que gostam de plantas e que somente possuem uma pequena varanda ou o espaço interno da casa para as colocar.

De uma forma simples, irei revelando pequenas dicas e conselhos sobre como desfrutar melhor das mesmas pela auto experiencia e observação de resultados de outras pessoas que jamais compraram um livro de plantas ou de jardinagem.

Por todo este blogue é possivel tambem encontrar outros textos relacionados com plantas e links direcionados a outras paginas de grande interesse sobre este assunto, visita-os para informações adicionais!...




EEem.

.
.

11/09/09

BRINCOS DE PRINCESA


Brincos de Princesa
Outra das plantas da minha infância e quem possuía um pedaço de terra ou varanda aberta, geralmente possuía uma planta destas.
Geralmente não havia muitas variedades e a flor clássica de pétalas roxas era a mais vulgar.
Penduradas nas grades das varandas de ferro, mostravam as suas flores a quem passava na rua ou eram penduradas ao lado das sardinheiras para encher paredes com cor.

Não é uma planta fácil de se transplantar mas uma vez pegada, ela crescerá rapidamente e encher-se-á de flores, belas flores que se parecem com bailarinas das caixas de musica clássica onde se guardavam antigamente as jóias.

Nome científico: Fuchsia hybrida; Fuchsia magellanica
Também conhecida por: Fuchsia, Brinco-de-princesa, Fúcsia, Agrado, Lágrima, Fadas
Família: Onagraceae
Floresce: Primavera
Altura: 60 cm. a 150 cm. max. podendo ser erecta ou de cair
Originária: América do Sul
Prefere: Meia sombra ou preferencialmente luz difusa, mas bem iluminada
Aprecia: Frio e boa drenagem
Não tolera: Temperaturas inferiores a 7ºC
Ciclo:Perene
Regar parcimoniosamente; no verão moderadamente e pulverizar com água com alguma frequência
Multiplica-se por: Sementes ou estaquia de ramos frescos e quando não está em flor (de Março a Maio)
Replantar ou renovar a terra em volta a cada dois anos com mais matéria orgânica (mais metade)

Adubar de Abril a Setembro
Podar levemente em Fevereiro para estimular a floração na Primavera. Pode utilizar os ramos da poda para tentar obter novas plantas em interior ou estufa.
Utilizar pó de hormonas (á venda nas lojas) na estaca a plantar, pode ajudar bastante no enraizamento.

É essencialmente uma planta de exterior mas é possível manter os Brincos de Princesa em casa. Gosta de terrenos adubados e relativamente leves onde se instalará durante anos e crescerá continuamente.
É possível manter esta planta ao sol mas precisará de muito mais agua e não brilhará como se estivesse á meia-sombra, onde cresce mais mimosa e romântica.
Gosta de agua (mas não muito calcaria) e de ser adubada, especialmente quando está a crescer.

Quando mais velha, por vezes as plantas erectas ficam um pouco despidas no tronco de folhagem. Podem por esse motivo serem podadas para ganharem forma de árvore pequenina ou serem misturadas com pequenos arbustos que lhes cubram os troncos nus.
Algumas variedades prestam-se a pequenas trepadeiras quando assim guiadas e ficam amorosos os brincos de princesa de cor mais intensa quando misturados com roseiras antigas da variedade "Santa Teresinha" utilizadas para cobrir parcialmente paredes de casa...
Também podem ser plantadas junto a trocos de árvores antigas e direccionadas para crescerem agarradas ao mesmo com fios e tutores, ao fim de alguns anos, mesmo que o troco esteja despido, os primeiros ramos estariam cobertos de flores e o efeito visual será estonteante. Terá no entanto de ter o cuidado de a adubar convenientemente nestas condições.

Ideal para: Interiores; dependendo do facto de serem variedades pendentes ou erectas são indicadas para vasos e floreiras suspensas ou vasos e canteiros
Possui muitas formas e variadas cores, algumas verdadeiramente espantosas. Há quem as coleccione e tenha verdadeiros jardins de exotismo e cor.
Significado: "Fragilidade"; Fúchsia escarlate "Amor confidencial"
In. GREENAWAY, Kate: A Linguagem das flores, Círculo de Leitores, 1977

Independentemente de ser trepadeira, arbustiva ou de cair, os brincos de princesa mudam muito de aspecto com o seu crescimento e envelhecimento. Passam de uma planta aparentemente frágil para algo mais robusto e se devidamente tratada e podada poderá durar uma vida.
Ainda hoje quando vou a casa da minha avó, vejo o brinco de princesa que ela mantém a adornar a sua janela da frente e que conheço desde que era criança...

"O nome "Fuchsia" homenageia Leonhard Fuchs (1501-1566), um botânico alemão que organizou um guia excepcional de plantas medicinais e cujas xilogravuras científicas são consideradas das mais bonitas e rigorosas da época." In Dias com árvores
As flores dizem-se comestíveis, eu desconheço tal facto. as flores por vezes produzem frutos que se parecem com cerejas, tentadoras, mas sempre escutei dizer para não as meter na boca que eram venenosas.
Atraem abelhas e beija-flores (um pássaro minúsculo)
Atrai como pragas os pulgões, as cochonilhas e ácaros que se instalam nas plantas mais velhas na casca rugosa, sendo muito difíceis de retirar.

18 comentários:

cecilia disse...

comprei um brinco de princesa no vaso para pendurar,coloquei na minha garagem q tem no teto um vidro e bate sol na manhã, será q eu posso deixar-lo tomar sol na parte da manhã?ou colocar um pouco mais longe!!!é o lugar ideal? não tenho lugar para plantar no chão.obrigada,aguardo o retorno

Anónimo disse...

Elaine comprei um vaso com brinco de princesas estava lindo e continuou por alguns tempos depois foram caindo todas as folhas e os galhos ficaram muitos secos, o que será que pode ter acontecido? obrigada pois adoro está planta. 28 de Abril de 2010

Anónimo disse...

olá, eu tenho um brinco de princesa rosa com roxo. chegando agora no inicio de abril ela deu uma ultima flor e secou de tudo, sem flor ou folha e galhinhos quebradiços. ela tava muito florida, não sei o que aconteceu. tem como salvar ela ainda? por favor responde no meu email que não sei mecher nesses blogs e etc hahaha
rogue.gambit@hotmail.com
muito obrigado
Mariè

VRENA disse...

Lindo!
Por uns segundo voltei a minha infancia. Quase vi minha mãe, hoje falecida, cuidando delas nas ramadas.
Obrigado
Vrena
Porto Velho - Ro

Anónimo disse...

É NORMAL BROTAR MINHOCA EM BRINCOS DE PRINCESA, OQUE PODE ACONTECER???

nina disse...

Bom dia!
Ganhei um belo vaso de brinco de princesa, veio cheinho de botõe fechados, no início de agosto. Porém, em uma semana, os botões e flores murcharam todos, apesar de alguns terem eberto, mas está toda fraquinha... Aqui ém cas tenho uma área externa onde tem luz, mas nunca bate sol.Pode ser falta de calor? Pensei também em trocar do vaso da floricultora, pois não sei ele está devidamente adubado e drenado, mas agora com ela desse jeito, fico com medo, pois não sou experiênte com plantas.
O que faço????
Obrigada pela ajuda, Nina

marcia disse...

Olá sou apaixonada por essas lindas florês tive mais de 5 vasos e todos eu perdia , fui pesquisando como cuidar do vaso comprei outro vaso e segui as instruções que vem no vaso,não rego muito e tbem não pode enxargar a terra assim evita de juntar fungos na raiz,não gosta de ventos,sombra amena coloco um copo de água envolta do vaso no inverno e no calor pulverizo água nas folhas hoje elas agradece com lindas florês
no canto da minha sala e a outra nas escadarias de minha casa assim aonde vou em minha casa posso admira-las.Assim fica meu recadinho para quem possui avencas e florês de maio.

Anónimo disse...

Gente,comprei um lido vaso de brinco de princesa,já vinha à tempos querendo te-la,mas estou super triste,ela esta ficando feinha que só!caindo folhas e botões.não sei o que fazer!!!
se alguém aí tiver alguma dica mande-me por favor!!

Anónimo disse...

brincos de princesa nao gostam de ventos fortes nao pode deixar agua no prato tem que escorrer toda a agua nao gostam de muito sol o ideal é deixar pegar um pouco na parte da manha bem cedo quando os sol nao é tao forte tambem nao pode deixar muito na chuva pra quem cultiva em vaso e quer mante-la sempre florida e visosa.perceba que dentro do vaso quando a raiz tiver aparecendo tem que cobrir com terra de preferencia uma adubada ou terra preta. seguindo esses passos elas ficarão lindas e cheias de flores como as minhas que são um colirio para os meus olhos.

Anónimo disse...

Olá. Gostaria de saber onde se compram as hormonas de enraizamento. Já procurei em vários locais e nunca encontrei. Obrigada.

Anónimo disse...

onde comprar mudas pequenas de brinco de prinçesas2739

Anónimo disse...

Ola
Pela segunda vez comprei o vaso... Sou completamente apaixonada por essa planta... mas tenho muitas duvidas aki onde moro esta fazendo frio pois é inverno... e a minha muda aparreceu com folhas e flores feias.. isso é normal??

Carla disse...

Olá, Eu estou a cada dia mais apaixonada por essa linda planta, mas uma delas depois de uma duas floradas, começou a nascer apenas fruto. É normal isso? pois vem um fruto preto que murcha rapidamente e não sai disso. Ela continua com muitas folhas, mas sem as flores. Obrigada.

Unknown disse...

Já plantei várias dessas folhagens. Geralmente quando caem as folhas, ela não está gostando do lugar onde está. Deixei uma delas no sol e não gostou, mudei para sombra e ela cresceu muito. Dá flores o ano todo.
Até Ismael

Zair M. Bubols disse...

Amei obrigada

Anónimo disse...

Vejo muitas reclamações de vasos comprados em floriculturas que, exuberantes nas primeiras semanas, secam e murcham em pouco tempo, mesmo com rega correta e iluminação adequada. Por duas vezes flagrei vasos assim, em que as raízes estavam envoltas por uma rede, como um saco, que impedem o desenvolvimento da planta e obrigam o cliente a comprar outro vaso em pouco tempo... Típico golpe comercial. Replantem assim que comprarem e retirem as redes das raízes!

Raquel disse...

A minha está com um bichinho branco, que está matando ela. Tinha muita foemigas só depois do veneno entendi que as formigas comiam o tal bichinho. Tenho medo de atingir outras plantas, estou quase me desfazendo dela.

Unknown disse...

Olá eu tenho uma dentro de casa pendente na janela ela apanha sombra esta tão linda verde e não morreu