PLANTAS DE CASA

Formas na versão do utilizador de observar e cuidar de plantas de interior.

Diversos assuntos serão abordados neste blogue destinado a todos os que gostam de plantas e que somente possuem uma pequena varanda ou o espaço interno da casa para as colocar.

De uma forma simples, irei revelando pequenas dicas e conselhos sobre como desfrutar melhor das mesmas pela auto experiencia e observação de resultados de outras pessoas que jamais compraram um livro de plantas ou de jardinagem.

Por todo este blogue é possivel tambem encontrar outros textos relacionados com plantas e links direcionados a outras paginas de grande interesse sobre este assunto, visita-os para informações adicionais!...




EEem.

.
.

11/09/09

ZINIA

Zínia
A primeira vez que me deparei com estas flores foi durante as ferias escolares na província de nascimento da minha mãe.

A minha avó semeava-as juntamente com outras flores, por entre as couves e demais legumes... Sempre as achei horríveis e ainda hoje, por muito que me esforce por lhes achar piada, não o consigo.

São criadas anualmente por semente e dão flores de tamanho considerável, de muitas cores (como as imagens mostram) e de vários formatos pois existem dobradas e singelas, existem também umas que parecem mais depenadas de pétalas, outras em que as pétalas viram para baixo, etc... A cor das pétalas é diferente em cima e em baixo da mesma e nunca eram brilhantes, antes pelo contrario, o que lhes dá um aspecto desagradavelmente mate. Acho que era a cor baça das mesmas, apesar de intensa, que me desagradava nestas flores.
Acho que não eram possuidores de cheiro agradável mas também não me recordo se tinham mau cheiro.
Algumas flores fazem lembrar as flores da Dália mas de muito má comparação e qualidade.

Odiava quando a minha avó as colhia e as colocava numa jarra dentro de casa, ainda por cima porque elas duravam imenso.
Sem saber muito bem porque nunca simpatizei com estas flores, nunca me interessei por elas e em boa verdade não sei como se comportam ou se tratam, no entanto descobri na net estas informações que copiei para aqui, pois lá porque eu não gosto delas não quer dizer que os outros se privem delas. A minha avó achava-as lindas e todos os anos religiosamente lhes colhia as sementes e as semeava entre os legumes. Provavelmente deveriam ter para ela mais alguma utilidade que meramente decorativas.


. Nome científico: Zínnia Elegans
. Tipo: Planta anual
. Semear: Semear directamente em linha 20-30 cm de distância entre Março a Junho
. Transplante: Abril a Julho
. Floresce: Junho a Novembro
. Germina: entre 20-30 dias
. Altura: 90 cm
. Luz: Prefere o sol pleno; 20ºC
. Regas: Regar regularmente a cada 2-3 dias

. Multiplica-se por semente
. Não aguenta geadas
. Ideal para maciços e bordaduras de jardins, flor de corte
. Ao transplantar ter cuidado com as raízes, pois é uma planta sensível a esta operação

. Cortar as flores da zínia para prolongar floração
. Para obter maior tamanho, cortar os rebentos laterais
. Amarrar com arame ajuda a corrigir a sua forma


Fonte: http://maosaterra.blogspot.com/search/label/Z%C3%ADnnia

3 comentários:

Flavinha disse...

Olá plantei várias sementes dessa variedade e gostaria de saber a profundidade que as raízes atingem, pq eu plantei em jarros de 25 cm de profundidade.

Anónimo disse...

Uma vez escutei algo sobre as raízes que achei deveras interessante, no entanto não sei se é verdade ou se se aplica a todas as plantas...

"Tudo o que está em cima, está em igual para baixo!"

Isto era referente ao tamanho das plantas e árvores.
Pessoalmente acho que um vaso de 25cm é suficiente para uma planta, no máximo duas. Controle as regas e os adubos e vá vendo como elas se dão, apanhará experiência e na próxima sementeira já saberá exactamente o que fazer ou o que não fazer.

Boa sorte e obrigado pela visita.
PLANTASDECASA

Anónimo disse...

tsw1disse não sei + o que fazer com meu princos de princesas as folha ficam amarelas e ai tem que tirar ou eles se enrolam as folhas tipo uma praga ou ficam todo murchinhos obrigada