PLANTAS DE CASA

Formas na versão do utilizador de observar e cuidar de plantas de interior.

Diversos assuntos serão abordados neste blogue destinado a todos os que gostam de plantas e que somente possuem uma pequena varanda ou o espaço interno da casa para as colocar.

De uma forma simples, irei revelando pequenas dicas e conselhos sobre como desfrutar melhor das mesmas pela auto experiencia e observação de resultados de outras pessoas que jamais compraram um livro de plantas ou de jardinagem.

Por todo este blogue é possivel tambem encontrar outros textos relacionados com plantas e links direcionados a outras paginas de grande interesse sobre este assunto, visita-os para informações adicionais!...




EEem.

.
.

08/11/10

A BATATA - ANALISE


Batateira
A batateira (Solanum tuberosum L.) é uma planta originária da cordilheira dos Andes, tendo chegado à Europa no século XVI por duas vias diferentes: Espanha em 1573 e Ilhas Britânicas em 1590, sendo nessa altura utilizada sobretudo como uma Planta Ornamental. Em Portugal as primeiras referências a esta planta, surgem apenas em 1789 (Ferrão, 1993).
A batateira (Solanum tuberosum) pertence à família das Solanáceas e é uma importante cultura no nosso país, onde se calcula que, anualmente, sejam cultivados cerca de 100000 hectares.
Segundo a FAO em 2003, a Ásia e a Europa ambas com 41%, foram as principais produtoras mundiais desta cultura, destacando-se no primeiro caso a China com uma produção de aproximadamente 72 milhões de toneladas e no caso Europeu, a Federação Russa com cerca de 36 Milhões de toneladas (respectivamente 23% e 12% da produção Mundial).

Pertencente à família das Solanáceas, a batata é uma importante cultura no nosso país, onde se calcula que, anualmente, sejam cultivados, cerca de 47000 hectares dos quais aproximadamente 77% correspondem a batata de regadio.
Quanto à altura de produção a batata é dividida em batata primor e batata de conservação; quanto ao seu destino pode ser para consumo em fresco ou para indústria.

Ciclo botânico
A batata (Solanum tuberosum), conhecida como batata-inglesa na Brasil, é uma planta herbácea da família das solanáceas, a mesma do tabaco, do pimentão e do tomate. Sua altura máxima oscila em torno de um metro. As folhas são compostas, integradas por três ou quatro pares de folíolos, e as flores, reunidas em cachos, podem ser brancas, roxas ou lilases.


Batata colhida
Os tubérculos comestíveis são formados por extensões subterrâneas do caule, mantendo-se ligados ao todo por cordões chamados estolhos. Na superfície dos tubérculos, que constituem uma reserva alimentar para a própria planta, notam-se as depressões ou olhos dos quais se originarão novos brotos. Tais tubérculos estão entre os mais importantes alimentos produtores de amido.

As flores são hermafroditas, reunidas em inflorescências tipo cimeira na extremidade do caule. Apresentam coloração branca, rosa ou arroxeada.

Batata de conservação
A batata de conservação é um tubérculo da cultivar pertencente à espécie Solanum tuberosum L. e seus híbridos destinada ao consumo em fresco, concentrando-se a sua produção essencialmente nas regiões de Entre Douro e Minho (Famalizão/Santo Tirso, Póvoa de Varzim e Vila do Conde/Maia), Beira Litoral (Aveiro, Carapelhos e Viseu), Trás-os-Montes (Bragança e Chaves) e Ribatejo-Oeste (Oeste e Montijo).

Batata primor
A batata primor é um tubérculo da cultivar pertencente à espécie Solanum tuberosum L. e seus híbridos destinada ao consumo em fresco, colhida antes da sua completa maturação, comercializada imediatamente após o seu arranque e cuja pele se retira por simples fricção. A sua produção concentra-se, sobretudo, na região Oeste (Oeste, Montijo e Salvaterra de Magos) e na Beira Litoral.

Distribuição regional de produção de batata em Portugal
A Região de Trás-os-Montes é por excelência uma região privilegiada para o cultivo da batata, representando +/- 27% da área ocupada com esta cultura (sequeiro e regadio) e apresentando 24% da produção nacional. No entanto, a principal região produtora de batata é a Beira Litoral, com aproximadamente 26% da produção nacional.
Para além disto, como já foi referido, o regadio é a forma de cultivo mais utilizada pelos produtores nacionais, sendo utilizado aproximadamente em 77% da área ocupada com esta cultura e assumindo maior importância nas regiões da Beira Litoral (26%) e de Trás-os-Montes (28%).
Por outro lado, a Região do Ribatejo e Oeste é a que apresenta maior área ocupada por batata de sequeiro, com 40%, seguida de Trás-os-Montes com 29%.

A cultura da batata necessita de condições climáticas amenas para o seu cultivo e nalgumas regiões do país as Primaveras chuvosas podem inviabilizar a cultura de batata primor.
Existem ao longo do país quase todas as variantes de batata no cultivo domestico de consumo próprio.
Verifica-se que a produção nacional para comercialização é deficitária nomeadamente em batata de conservação, no entanto, é feita exportação para o Reino Unido, Países Baixos e França.
Faz-se exportação de batata primor para Reino Unido, Países Baixos e Alemanha. Existe em Portugal uma forte presença de batata de semente importada proveniente de França, Escócia, Irlanda, Países Baixos e Alemanha.

A cultura ao longo do seu ciclo vegetativo é propensa ao desenvolvimento de variadas pragas e doenças, que atacam todos os órgãos da planta que exigem cuidados com produtos próprios existentes no mercado horticola.

Flores e folhagem
COMPOSIÇÃO
Vitamina  Mg / 100g
Retinol, 3,6 - 7,1
Ac. Ascórbico, 22,6 - 36,1
Tiamina, B160,0 - 99,3
Riboflavina, B231,1 - 78,0
Niacina, 1180,0 - 2133,3
Piridoxina, B6123,3 - 241,3
Ac. Fólico9,1 - 21,7

Componentes..... (Mg / 100g)......... Componentes (P. P. .M.)

P.................... 43 - 605............. Br............. 4,8 - 8,5
Ca................. 10 - 120.............. B.............. 4,5 - 8,6
Mg................ 46 - 216.............. I............... 0,5 - 3,87
Na................ 0 - 332................ Li.............. traços
K.................. 1394 - 2825......... As.............. 0,35
Fe................. 3 - 18,5.............. Co............. 0,07
S.................. 43 - 423.............. Ni.............. 0,26
Cl................. 45 - 805............. Mo............. 0,26
Zn................ 1,7 - 2,2
Cu................ 0,6 - 2,8
Si................. 5,1 - 17,3
Mn............... 0,18 - 8,5
Al .................0,2 - 3,54

Doenças
Míldio
Alternariose

Pragas
Insectos do solo
Escaravelho da batata
Afídeos

Infestantes
Infestantes - Batateira
Infestantes anuais
Infestantes vivazes

Sem comentários: