PLANTAS DE CASA

Formas na versão do utilizador de observar e cuidar de plantas de interior.

Diversos assuntos serão abordados neste blogue destinado a todos os que gostam de plantas e que somente possuem uma pequena varanda ou o espaço interno da casa para as colocar.

De uma forma simples, irei revelando pequenas dicas e conselhos sobre como desfrutar melhor das mesmas pela auto experiencia e observação de resultados de outras pessoas que jamais compraram um livro de plantas ou de jardinagem.

Por todo este blogue é possivel tambem encontrar outros textos relacionados com plantas e links direcionados a outras paginas de grande interesse sobre este assunto, visita-os para informações adicionais!...




EEem.

.
.

07/11/10

SARRACENIA

Sarracenia
Familia: Sarraceniaceae
Origem: América do Norte
Tipo Armadilha: Passiva
Dimensão: de 10cm a 1m
Temp:18-35ºC (Verão) -5 15ºC(inverno)
Substracto: 70% Turfa, 30% areia
Luz: Directa (mesmo no verão)
Humidade: 60-80%
Dificuldade: Fácil

Espécies em destaque
Sarracenia purpurea
Uma das plantas mas apreciadas em cultura, tanto por ser fácil de manter como pela sua beleza. As Sarracenias contam com muitas espécies, desde pequenas plantas com 10cm como a Sarracenia Purpura ou de dimensões razoáveis (1m), com "urnas" semelhantes a flores (também faz parte da atracção da carnivora) como a Sarracenia Flava.


O seu habitat é a América do Norte, desde florida até o Canada. Existem portanto espécies perfeitamente adaptadas a climas sub tropicais e outras as rudes condições do Inverno. Planta muito resistente, colocada em muitos casos, no jardim (com solo preparado).
Oficialmente estão catalogadas Sarracenia alata, minor, flava,psittacina purpurea, leucophylla, rósea, e rubra. Distinguem se pela forma, cor e dimensão da urna. No entanto, todas têm o mesmo tipo de flor característica.

Tribos de índios guardavam água nos reservatórios das grandes sarracenias durante o Inverno.

Plantas Vivaças com um rizoma forte e poucas raízes. E do rizoma que a planta desenvolve as suas folhas características, em ramo. As folhas evoluíram até a forma de urna de 10cm a 1m segundo as espécies.



A flor de 5 a 8 cm de diâmetro com 5 pétalas é de uma beleza rara, com cores diversas conforme a espécie. A flor exala um perfume agradável, mais intenso ao meio dia. O odor destina-se a atrair os insectos polinizadores. O pistilo em forma de guarda-chuva, não permite a "auto fecundação". Somente os insectos são capazes que fecundar a planta, trazendo o pólen de outra.

Esta polinização originou diversos híbridos naturais. A primavera é a época onde as flores se desenvolvem, antes da planta formar novas urnas. Não vá a planta comer os insectos que necessita para se reproduzir, a natureza faz bem as coisas :) Apenas ficam as urnas do ano anterior, já inutilizadas (e por vezes nem essas se o Inverno for rigoroso).


Como apanha as presas
Um dos "sistemas" mais utilizados pelas carnivoras, uma urna com líquido afoga os insectos que caiem devido aos pelos que a planta coloca virados para baixo.
A maioria das espécies da Sarracenia apanha insectos voadores, moscas, mosquitos, abelhas e vespas. A Sarracenia minor tem uma dieta constituída por formigas e a Sarracenia psittacina está especialista em larvas aquáticas de mosquitos.

As presas são atraídas pelas cores do topo das folhas e quando os insectos está mais perto é atraído pelo odor criados pelas glândulas nectaríferas na face interior da folha ou no bordo da urna.

A folha que recobre a urna é um excelente guarda-chuva, evitando a diluição do líquido do interior por parte da chuva. A Sarracenia purpurea que produz poucas enzimas digestivas, tem esse guarda-chuva pouco desenvolvido. Ao contrário, a Sarracenia flava reduz a entrada da urna ao máximo, protegendo as suas enzimas digestivas da chuva.

O néctar da Sarracenia tem um efeito narcótico para os insectos, contem um alcalóide (coniine). Paralisa o sistema nervoso dos insectos e o sistema respiratório. Numa pequena concentração, como a que encontramos na plantas, permite forçar os insectos a cair no líquido, perdendo o equilíbrio. Os pelos virados para baixo ajudam a planta a forçar os insectos a cair e dificulta a subida.
A Sarracenia é terrivelmente eficaz na captura de insectos, não é raro ver a urna cheia de insectos mortos durante o verão.

Não é necessário "dar" insectos à planta, ela irá apanhar mais do que necessita sozinha. Se a planta não conseguir digerir todos os insectos que apanha, a base da urna irá começar a ficar de cor negra. Corte essa folha, fungos microscópicos já começaram a atacar a folha. Assim não permite que eles ataquem toda a planta.

Manter e multiplicar
A Sarracenia é uma óptima planta para iniciar a cultura de plantas carnívoras. No exterior não utilize esfagno, visto os pássaros adoram ir recolher o musgo para fazer os seus ninhos. Utilize umas mistura de 70% turfa e 30% areia (quartzo). Mas em casa, num vaso, o esfagno é ideal em 50% com 30% de turfa e 20% perlite.

A humidade é importante para estas plantas, se a temperatura for superior a 25º deixe o vaso "empapado" com água. De Abril a Outubro, coloque a Sarracenia a planta necessita de muita água para se desenvolver perfeitamente.
Muitas destas espécies coabitam com a Dionaea e o sol directo é importante. Não tendo qualquer problema com altas temperaturas (cuidado com a água).

Estas plantas têm um repouso invernal. As espécies sub tropicais como a oreophila, psittacina e flava só abrandam crescimento, criando algumas folhas "não carnívoras". Coloque as plantas com temperaturas entre 10 e 15º. As Sarracenias mais setentrionais têm uma pausa absoluta de crescimento. Sarracenia purpurea resiste a -10º, pode deixar a planta no exterior todo o ano.

A sua multiplicação é relativamente fácil, retirando uma parte do rizoma (corte pedaços com uma raiz). Semear também é um bom método, coloque as semente a germinar em Fevereiro/Março.

imagens da sarrecenia
 


Sem comentários: