PLANTAS DE CASA

Formas na versão do utilizador de observar e cuidar de plantas de interior.

Diversos assuntos serão abordados neste blogue destinado a todos os que gostam de plantas e que somente possuem uma pequena varanda ou o espaço interno da casa para as colocar.

De uma forma simples, irei revelando pequenas dicas e conselhos sobre como desfrutar melhor das mesmas pela auto experiencia e observação de resultados de outras pessoas que jamais compraram um livro de plantas ou de jardinagem.

Por todo este blogue é possivel tambem encontrar outros textos relacionados com plantas e links direcionados a outras paginas de grande interesse sobre este assunto, visita-os para informações adicionais!...




EEem.

.
.

07/11/10

RORIDULA

Roridula
Familia: Roridulaceae
Origem: África do Sul
Tipo Armadilha: Simbiotico
Dimensão: de 30 a 40cm
Temp: 18-30ºC (Verão) 5-15ºC(inverno)
Substracto: 70% de turfa e 30% de Areia
Luz: Directa
Humidade: 50-65%
Dificuldade: Fácil

A Roridula é uma planta sul-africana, que vive em solos arenosos ao norte da região do Cabo. Com um aspecto vivace semelhante a um arbusto semelhante à drosophylle. Com folha finas e estiradas. Com flores semelhantes a espigas rosas ou brancas de 3cm de diâmetro.

Como apanha as presas

A roridula é capaz de apanhar os insectos com pelos situados nas folhas. Esses pelos, semelhantes aos das Droseras, "fabricam" uma espécie de resina que prende os insectos às folhas.

A Roridula não consegue assimilar os insectos e também não conseguem aproveitar a decomposição dos insectos, como algumas plantas carnívoras.

Então como aproveitam os insectos?




Esta planta carnivoras tem uma característica incrível, vive em simbiose com um insecto! Uma pulga (Pamerida marlothi) cola-se nas folhas e alimenta-se dos insectos que a planta apanha. São os excrementos dessa pulga que a planta aproveita como alimento! Esta característica é realmente incrível e única nas plantas.

Em termos práticos esta planta "mata" uns insectos para poder alimentar outros.
Em casa esta planta Carnivora que pode ser pulverizada ocasionalmente com adubo para orquídeas em diluição propria. Planta rara em cultivo domestico por causa da simbiose acima descrita.

1 comentário:

Bruno disse...

As plantas de casas grátis são bastantes importantes, principalmente para o visual da casa ficar perfeito!