PLANTAS DE CASA

Formas na versão do utilizador de observar e cuidar de plantas de interior.

Diversos assuntos serão abordados neste blogue destinado a todos os que gostam de plantas e que somente possuem uma pequena varanda ou o espaço interno da casa para as colocar.

De uma forma simples, irei revelando pequenas dicas e conselhos sobre como desfrutar melhor das mesmas pela auto experiencia e observação de resultados de outras pessoas que jamais compraram um livro de plantas ou de jardinagem.

Por todo este blogue é possivel tambem encontrar outros textos relacionados com plantas e links direcionados a outras paginas de grande interesse sobre este assunto, visita-os para informações adicionais!...




EEem.

.
.

11/09/09

OXALIS

Trevo
Oxálide (ou Trevo)
Transplante: Geralmente em Março
Desponta: Abril a Maio
Floresce: Depende da espécie mas mais intenso de Junho a Agosto
Sementeira: Semear em aglomerado
Altura: 30 cm max.
Luz: Prefere o sol e semi-sombra
Originária: América do Norte, México.
Terra: Prefere terra normal e não calcária
Significado: "Sê minha"
In. GREENAWAY, Kate: A Linguagem das flores, Círculo de Luitores, 1977


Existem inúmeras variedades de trevos, com flores de varias cores e formatos, existem inclusive com flores dobradas que se parecem com pequenas rosas. Uns mais selvagens do que outros mas todos de uma delicadeza ímpar.

Existem também vários tipos de folhagem, com marcações distintas e colorações exóticas, tons de roxo, por exemplo.
O mais conhecido em Portugal é o trevo amarelo, conhecido pelo nome popular de Azedas. Cresce nos campos baldios e dá belos cachos de flores amarelas. Existe também no campo uma outra variedade, mais pequena e discreta de flor branca, estes encontram-se mais em campos de pastagens.

O trevo mais popular é sem duvida o trevo de quatro folhas pela sua simbologia de sorte. Pode ser comprado em inúmeras lojas de especialidade e também em floristas.
Outras variedades de trevo simples, de flor rosa, adornam por vezes as nossas casas e varandas.

Multiplica-se por bolbos, separando os tubérculos laterais da planta ao mudá-la de vaso.
No Inverno apenas deixar secar até morrer, altura em que fica dormente, guardar à sombra e suspender as regas; quando os dias voltarem a ficar longos e soalheiros, trazer novamente para o sol e voltar a regar, rapidamente as pequenas e frágeis folhas aparecerão e posteriormente as belas flores.
Pode-se secar as folhas do trevo da sorte (o de quatro folhas) pressionando o trevo entre folhas de papel dentro de um livro e deixando ficar ou com um ferro de engomar "passar" o trevo entre folhas de papel vegetal.


Variedades

Trevo de Quatro Folhas

Nome científico: Oxalis deppei ou O. tetraphylla speciosa

Diz a lenda, que a raridade de um trevo-de-quatro-folhas o transformou em um poderoso amuleto. Os antigos magos druidas, que habitavam a Inglaterra por volta do ano 300 a.C., acreditavam que quem possuísse um desses trevos poderia absorver os poderes da floresta e a sorte dos deuses - com isso, também adquiria o dom da Prosperidade. Ainda segundo a lenda, para que se tenha sorte com o trevo-de-quatro-folhas, é preciso ganhá-lo de presente e depois presentear três pessoas.

O trevo de 4 Folhas é o símbolo mais tradicional de boa sorte. Quando se ganha um trevo de quatro folhas, diz a tradição, a pessoa recebe votos de prosperidade, saúde e fortuna. Ainda segundo as tradições, a cada trevo que se colhe, brotam seis novos, multiplicando a sorte para todos.

Existem muitas curiosidades a respeito desta planta. Uma delas descreve que cada folha do trevo tem um significado: ESPERANÇA - FÉ - AMOR - SORTE. O número de folhas - quatro - representa um ciclo completo, como as 4 estações, as 4 fases da lua ou os 4 elementos da natureza: Ar, Fogo, Terra e Água.

Podemos fazer um belo amuleto com o trevo-de-quatro-folhas: basta colher a folha, cortar bem rente à haste e colocar dentro de um livro grosso para secar bem retinha. Depois é só plastificar ou colocar num saquinho plástico e carregar dentro da carteira ou da bolsa.
Diz-se que somente dá sorte se for naturalmente encontrado na mata ou campo, ou se for oferecido por alguém. Deve nestes casos ser posteriormente conservado como atrás se descreveu, guardando-o e nunca o mostrando a ninguém.

Azeda - Oxalis pes-caprae

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Oxalidales
Família: Oxalidaceae
Género: Oxalis
Espécie: O. pes-caprae

Nome binomial
Oxalis pes-caprae L.

A Oxalis pes-caprae, vulgarmente conhecida por erva-canária, erva-azeda-amarela, trevo azedo, erva mijona é uma planta da família Oxalidaceae oriunda da África do Sul e subespontânea na região mediterrânica e Europa Ocidental. Pode ser encontrada em terrenos cultivados e incultos, florindo de Janeiro a Abril.

3 comentários:

BaMbY disse...

Adoro a sua página, essas borboletinhas são schou de bola <3
Beijão desde Portugal
BaMbY

Wanderlei Carvalho disse...

Gostei.. oxalis. ..

sonia Moraes disse...

Sonia Moraes quero comprar muda de trevo roxo grande , me ajudem por favor faz anos que procuro na minha cidade e não encontro , meu email e sonia_fgmoraes@hotmail.com obrigada.